Foto: Divulgação |
A Comunidade Católica Shalom realiza o Congresso das Famílias nos dias 4 e 5 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A edição deste ano traz como tema “Famílias, recebei o Espírito de Amor”.
Em março, o lançamento do evento reuniu várias pessoas. Ao lançar o evento em um lugar movimentado, a Comunidade Shalom quis levar mais longe a evangelização, e atrair casais para esta experiência renovadora. Em 2023, o evento atraiu mais de mil casais, e segundo organização, 6% desse público foi composto de famílias que não tinham nenhum envolvimento com a Obra Shalom. O Congresso deste ano pretende aumentar este número alcançando cada vez mais famílias que desejam ser fortalecidas em uma experiência com o seguimento a Jesus Cristo como base da vida familiar.
Sobre o tema a ser abordado neste ano, o coordenador do Congresso das Famílias, Francis Farias, pontua: "Nós sabemos que o amor que há dentro da família e no matrimônio, vem de Deus. Deus é amor, nos diz São João na sua carta. E esse amor pode ser recebido e renovado. Desejamos que cada família que estará presente no Congresso, possa fazer uma experiência com o Espírito Santo, com o Senhor Jesus e com Deus Pai e assim possam ser renovados no dom do amor, que é o fundamento de cada família. Nós também abordaremos temas que são relevantes para a realidade atual das famílias, como o diálogo, a criação dos filhos, situações desafiantes no matrimônio, como lidar com as redes sociais, a oração, sim, porque família que reza unida permanece unida".
Congresso das famílias
O Congresso das Famílias pretende, a cada ano, trazer temas variados, que tocam a vivência das famílias e criação dos filhos, dentro de uma perspectiva cristã, à luz do Carisma Shalom. A busca pela santidade no seio familiar é motivada pelo magistério de Igreja, e já foi tema de catequeses e documentos de São João Paulo II, Bento XVI e Papa Francisco.
O Congresso pretende ser um auxílio na construção de uma família segundo o coração de Deus. Os casais que vivem hoje os resultados de um confronto com as mentalidades contrárias ao Evangelho e à Igreja, que acabam entrando nos lares e confundindo até as pessoas de fé e de boa vontade, poderão encontrar no Congresso momentos de renovação matrimonial e espiritual, além de formação sólida.