Foto: Divulgação |
Já estão abertas as inscrições para a 18ª edição do For Rainbow- Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Reconhecido internacionalmente como um Festival de referência relacionado à temática LGBTI+, o For Rainbow é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil.
Podem participar filmes de qualquer duração, que abordem temas LGBTI+ e os temas identidade e/ou gênero, finalizados a partir de 1o de janeiro de 2022. As inscrições devem ser feitas no site filmfreeway/forrainbow. Podem ser inscritas produções de quaisquer nacionalidades desde que as obras que não sejam brasileiras possuam legendas em inglês.
O festival acontece no mês do orgulho LGBTI+, no Ceará, de 21 a 28 de junho de 2024, durante 8 dias, distribuídos em espaços culturais da cidade de Fortaleza (especialmente no Cine Teatro São Luiz e no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura) e nas cidades de Quixadá, Crato e Sobral. Os eleitos melhor longa e melhor curta brasileiros receberão, respectivamente, os prêmios de R$ 7 mil e R$ 3 mil. Além disso, os selecionados também concorrerão nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Os longas e curtas são premiados separadamente. Todos os filmes premiados recebem o troféu Elke Maravilha.
Os filmes serão exibidos em seis mostras: Competitiva internacional de Curta e Longa Metragem, Mostra Feminino Plural, Mostra Duplo Orgulho, Mostra de Filmes Convidados, Mostra de Filmes Cearenses, Mostra Educativa Virtual para 750 escolas públicas do sistema de educação à distância do Ceará, com alcance para 350 mil aluno/as. E a programação é totalmente gratuita.
Além dos filmes, o Festival For Rainbow apresentará diversas oficinas, entre as quais, podemos destacar: Construção de roteiro LGBT – ferramentas de contra-narrativa, Figurino e adereços para Cinema, Maquiagem de efeitos para cinema e Imaginar e Uma imagem: os cruzamentos entre a fotografia e a literatura.
Já a Mostra Feminino Plural, criada em 2019, conta com oficinas, teatro, literatura, dança, shows e filmes. O For Rainbow ampliou em sua programação o espaço de representatividade de mulheres, levando em consideração o contexto brasileiro de extrema opressão e violência de gênero, no qual as mulheres cisgêneras e transgêneras ainda são o alvo maior da violação de direitos, do machismo, do racismo, dos assédios moral e sexual e da violência letal. Por meio da arte produzida por elas e sobre elas, o festival busca disseminar e multiplicar estratégias para fortalecer a luta contra o machismo, o silenciamento e as violências.