Foto: Divulgação/PMF |
Com novos leitos, estrutura física moderna e ambientes adequados às normas vigentes, o novo Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha da Messejana) foi entregue pelo prefeito José Sarto nesta segunda-feira (8). Após as intervenções, a unidade hospitalar ganhou incremento de, aproximadamente, 30% do número de leitos e da sua capacidade cirúrgica.
Com a reforma, a unidade ganhou novos leitos à disposição da população, passando de 71 para 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias. A capacidade de cirurgias também foi ampliada, saltando de duas para três salas cirúrgicas.
A sala de pequenos procedimentos também recebeu melhorias, para garantir maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.
A unidade foi contemplada com a reforma completa do centro cirúrgico, laboratório, bloco administrativo, coberta, salas de gesso e raio X.
Além disso, o espaço recebeu novas instalações elétricas e uma subestação de energia que gera mais estabilidade energética para a unidade.
No local foi desenvolvido projeto de ambientação com pintura, substituição de pisos e revestimentos.
Para gerar mais conforto aos pacientes, a unidade conta agora com a climatização na recepção, em todas as enfermarias, salas de atendimento e observação. Ainda pensando no bem estar dos usuários, as macas foram substituídas por camas.
Sarto pontuou e celebrou, durante a entrega, números notáveis da nova estrutura do hospital: “Teremos aqui quase 500 servidores trabalhando principalmente na área de traumatologia e cirurgia geral, 24h por dia, sete dias da semana. Vamos ampliar as cirurgias para 350 por mês e a capacidade de atendimentos para seis mil. Toda a modernidade aqui está colocada nesse equipamento, entregue a população hoje, e estamos preparados para recebê-la”, disse ele.
A próxima unidade que será entregue para a população totalmente requalificada será o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha de Messejana). A unidade, que realiza pronto atendimento obstétrico 24h, ganhará nova estrutura física para qualificar o atendimento materno infantil.