Foto: Divulgação/PRF/CE |
Na madrugada desta quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e recuperou um veículo de luxo que estava com placas e outros sinais de identificação veicular clonados para esconder que era produto de furto. A abordagem se deu no km 4, da BR 222, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com a PRF, durante patrulhamento voltado ao combate à criminalidade, a equipe policial abordou o veículo e identificou que o mesmo apresentava sinais de adulteração nos elementos de identificação veicular, levantando suspeita de clonagem. Através de técnicas de identificação veicular, os policiais conseguiram identificar que o veículo original havia sido furtado em novembro de 2023, em Fortaleza (CE), conforme boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil do Ceará.
Segundo a PRF, o veículo tinha placas e adulteração nos elementos de identificação que remetiam a outro automóvel, com mesmas características, sem restrições e emplacado no estado do Rio de Janeiro. A prática, conhecida como clonagem, é utilizada para encobrir a origem ilícita do veículo e é descoberta com a utilização de conhecimentos técnicos de identificação veicular, a exemplo da checagem dos padrões utilizados por cada montadora para registrar os elementos de identificação nos veículos de sua produção.
Conforme a PRF, o condutor do veículo, um homem de 29 anos, sem antecedentes criminais, disse que comprou o veículo há alguns meses e que teria pago metade do valor de mercado, mas não acrescentou maiores detalhes. A investigação seguirá por conta da Delegacia Metropolitana de Caucaia (CE), onde o preso e o veículo foram apresentados para os procedimentos cabíveis aos crimes de receptação e adulteração dos elementos de identificação veicular.