Foto: Divulgação |
A Orquestra Petrobras Sinfônica chega em Fortaleza com o espetáculo “Saltimbancos Sinfônico”, com a promessa de emocionar diferentes gerações. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, a apresentação acontece na sexta-feira (3), às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza. O repertório traz canções que já estão marcadas no imaginário de milhares de brasileiros. Além disso, a soprano Juliana Franco e o barítono Raphael Rossatto dão voz aos personagens de clássicos como “A História de uma Gata”, “Bicharia”, “O Jumento”, “Um Dia de Cão”, “A Galinha”. A sessão conta com acessibilidade em Libras.
A apresentação faz parte da turnê 2024 da Orquestra Petrobras Sinfônica, que já passou por São Paulo e segue rumo a Natal e Recife. Ao longo dos 49 anos de história, a orquestra tem como missão atuar na democratização e expansão da música de concerto em suas mais variadas formas.
“Saltimbancos Sinfônico” convida todo um público de adultos e crianças a conhecer a diversidade sonora de um concerto. Lançado em formato digital nas plataformas de streaming de áudio, o álbum da orquestra - que leva o mesmo nome da apresentação - conquistou o prêmio de Melhor Disco Infantil no Prêmio da Música Brasileira em 2017.
Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen", dos Irmãos Grimm, a peça original, em Italiano, foi adaptada para o Português e ganhou novas músicas pelas mãos de Chico Buarque. A história narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Por ocasião do aniversário de 40 anos do lançamento, Chico Buarque deu a seguinte declaração para a “Revista Crescer”: “Havia pouco mercado para músicas infantis quando lançamos o disco e ele surpreendeu, fez sucesso. E continua até hoje. Crianças de todas as gerações cantam e gostam.”
A fábula musical foi encenada pela primeira vez em 1977 no Rio de Janeiro, mesmo ano em que o álbum do musical chegou ao mercado. O musical ganhou o Troféu Mambembe na Categoria Especial para Chico Buarque pela adaptação da obra, e o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo. Virou ainda um filme recordista de bilheteria, com Os Trapalhões, em 1982.
“Os Saltimbancos Sinfônico’ é um concerto muito especial, que mexe com a memória afetiva de diferentes gerações. Crianças e adultos certamente vão se emocionar e cantar junto com a Orquestra”, revela o maestro Felipe Prazeres.