Painel mostra fluxo de ciclistas nas ciclovias de Fortaleza

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação/PMF


A Prefeitura de Fortaleza desenvolveu uma nova tecnologia, com uso de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento, para identificar e contabilizar ciclistas que utilizam algumas das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de Ciclistas, previsto na nova política cicloviária Pedala Mais, apresenta os dados de fluxo das ciclovias das avenidas Germano Franck, Beira-Mar, Domingos Olímpio, Oliveira Paiva e Dom Luís.


O equipamento fica localizado no aterro da Praia de Iracema, próximo à Av. Rui Barbosa, e, por meio dele, os fortalezenses podem verificar o fluxo de ciclistas em tempo real, medido de maneira automática pela inteligência artificial instalada nas câmeras de videomonitoramento das infraestruturas cicloviárias da cidade. O intuito da tecnologia é impulsionar novas políticas públicas de mobilidade a partir da análise de dados dessas áreas.


Os primeiros dados mostram a Av. Beira Mar com um volume diário de 3.666 de ciclistas durante a semana e 4.355 no fim de semana, seguida pela Av. Bezerra de Menezes (com 3.007 e 1.805, respectivamente), Av. Germano Franck (1.502 e 921), Av. Oliveira Paiva (1.155 e 600) e Av. Dom Luís (778 e 582). Os horários de pico são no início do dia, a partir das 6h, e no fim do dia, a partir das 17h.


“Ao medir o número de ciclistas que passam por uma determinada via, a Prefeitura de Fortaleza poderá ter uma compreensão mais precisa da demanda em cada região da cidade para dimensionar, futuramente, novas políticas públicas no âmbito do Pedala Mais e em outras esferas da mobilidade urbana”, destaca a coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)