Pianista Luis Felipe Gama faz show no CCBNB neste sábado, (6)

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação

Responsável por concretizar desde 2015 o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, o projeto Jazz em Cena tem neste sábado, (6), às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, uma atração especialíssima: o pianista, compositor, arranjador, letrista e professor Luis Felipe Gama, de São Paulo, tocando com os músicos cearenses Nélio Costa, no contrabaixo, e André Benedecti, na bateria, além de possíveis convidados especiais. Na mesma noite, haverá show dos cantores e compositores cearenses radicados na Alemanha Zé Eugênio e Anastácia.


A Casa de Vovó Dedé e o CCBNB Fortaleza apoiam a apresentação. Luis Felipe Gama inclusive gravará um especial audiovisual no Teatro Mansueto Barbosa, na ONG localizada na Barra do Ceará que é referência em ensino musical e em produção audiovisual e valorização da nossa cena musical.


Será um reencontro de Luis Felipe Gama com o público cearense, após apresentações no final de 2023, e uma reafirmação de seu diálogo e intercâmbio com a cena musical de Fortaleza, incluindo a busca de parcerias inéditas em composições com artistas do Ceará, como o também pianista Thiago Almeida, os compositores Alan Mendonça, Isaac Cândido e Rogério Franco. Além da cantora e compositora Regina Kinjo, com quem Luis Felipe dialoga há mais tempo, inclusive tendo dividido o palco com a intérprete, no ano passado, e agora lançando com ela o single "Pássaro mago".


Outra personagem da cena cearense fundamental para este encontro é a cantora, compositora e produtora cultural Kátia Freitas, responsável pela sugestão do show com Luis Felipe Gama e pela mediação para a produção de uma nova vinda do artista ao Ceará. Kátia não participará do show, por questões de agenda, mas foi peça fundamental para que a apresentação possa acontecer, destaca a produção do projeto Jazz em Cena.


Luis Felipe Gama chega para o show no Ceará destacando o lançamento do citado single "Pássaro mago", com Regina Kinjo, primeiro de três a serem lançados em um projeto chamado "Trípticos". Este é o "Tríptico 2", com todos os três singles interpretados por Regina Kinjo e tendo na capa pinturas do cantor, compositor e artista visual cearense Edmar Gonçalves. Entre outros artistas que gravaram no projeto estão Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Chico César e Arrigo Barnabé.


Entre outros projetos desenvolvidos por  Luis Felipe Gama estão o quarteto Orquestra do Vento e um em que, em trio ou em outras formações, desenvolve gravações no Brasil e no exterior, com diversos músicos.


Mais sobre Luis Felipe Gama


Parceiro de autores como Pablo Milanés, Guinga, Arrigo Barnabé, Márcio Borges, Mauricio Carrilho, Chico César, Zeca Baleiro, entre vários outros, Luis Felipe Gama construiu seu trabalho musical por 25 anos ao lado da cantora, compositora, poeta e professora Ana Luiza. Como instrumentista, tocou com músicos como Robertinho Silva, Chico Batera e Natan Marques. Suas obras vêm sendo reconhecidas como pertencentes à linhagem de compositores-orquestradores, remontando a Villa-Lobos, com expoentes como Tom Jobim, Edu Lobo e Francis Hime.


Uma de suas parcerias com Guinga, "O silêncio de Iara", foi elogiada publicamente por Chico Buarque, que a ela se referiu como "a canção do século" e disse que a obra foi responsável por fazê-lo voltar a querer compor canções. Luis Felipe tem canções interpretadas por Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Dominguinhos e já se apresentou em Cuba, na Argentina, no Uruguai, na França, na Suíça, na Alemanha, na Espanha, em Portugal e no Japão. Com a Orquestra Jazz Sinfônica apresentou canções de sua autoria, na interpretação de Ana Luiza.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)