Foto: Divulgação/PRF/CE |
Foram registrados 19 acidentes durante o feriado, uma redução frente aos 22 acidentes do ano anterior. Dessas ocorrências, três foram de maior gravidade, levando à morte de 4 pessoas e deixando 21 feridas.
Os acidentes com vítimas fatais foram em decorrência de atropelamento de pedestre, saída de leito carroçável e colisão frontal, este último envolvendo um caminhão tanque e um outro veículo que não foi possível ser identificado, devido a gravidade da colisão, que ocorreu no km 86, da BR 116, no município de Cascavel (CE). Neste último, duas pessoas vieram a óbito.
Durante os quatro dias de operação, a PRF intensificou a fiscalização em todo o estado, realizando 3.815 procedimentos de fiscalização em veículos e 4.269 em pessoas. Essas ações resultaram em 1.253 autos de infração por diversas irregularidades, destacando-se 338 casos de ultrapassagens proibidas e a falta de uso do capacete por 47 condutores ou passageiros.
Nesse período, a PRF aumentou o número de testes de alcoolemia, realizando um total de 2.012 testes, um aumento de 32% em comparação ao ano passado. Durante essas fiscalizações, 10 pessoas foram autuadas por recusa ao teste de alcoolemia, resultando em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo. A fiscalização de alcoolemia desempenha um papel vital na promoção da segurança no trânsito, prevenindo acidentes e removendo condutores embriagados das estradas, além de educar os motoristas sobre os perigos de dirigir após o consumo de álcool.
A PRF atuou também no combate aos crimes que acontecem nas rodovias. As equipes da PRF atenderam a 7 ocorrências policiais no período da Operação, recuperando veículos que haviam sido produto de crimes. Nesse feriado prolongado, um total de 6 pessoas foram detidas.