Foto: Davidson Caldas |
Começa neste sábado (4), a 27ª edição do Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), evento que traz programação para toda a cidade, distritos e atrai visitantes de vários municípios da região. Durante oito dias, haverá apresentações de peças teatrais, shows musicais, além de rodas de conversa. Tudo com acesso gratuito.
Com o tema “Revivendo o Espírito do Teatro", o festival que não era realizado desde 2019, volta com força total com uma agenda repleta de atrações até o próximo dia 11 de maio, em Acopiara, município de 52 mil habitantes, que fica a 352 km de Fortaleza.
Nesta edição, foram selecionados nove grupos teatrais que vão se apresentar na Mostra FETAC em Cena, com palco montado no Centro Social da cidade. É lá que acontece, às 18h, a encenação do espetáculo “Pinóquio”, da Cia. Camarim de Teatro, que vem de Maranguape/CE. Na montagem, o público vai conhecer Gepeto, um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio.
Às 19h, no Polo de Lazer, o público vai conferir a apresentação da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente. A partir das 20h, será realizada a cerimônia oficial de abertura do FETAC. Ainda no Polo de Lazer, às 20h30, acontece a encenação do espetáculo “O Bode Quer”, do diretor e performer Evan Teixeira. Embalado pelo universo do ícone cultural Bode Ioiô, Evan Teixeira, acompanhado dos músicos Rami Freitas (bateria), Rodrigo Brasil (guitarra) e da contrarregragem cênica de Débora Ingrid, misturam performance, teatro e música ao vivo, para reviverem as histórias memoráveis protagonizadas por essa figura marcante e que até hoje pairam no imaginário do cearense: o lendário Ioiô! Às 21h30, será realizada uma roda de conversa com o grupo Cia. Camarim de Teatro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Os grupos selecionados se apresentarão entre os dias 04 e 11 de maio, no palco principal do Centro Social de Acopiara, com exceção de Evan Teixeira (de Fortaleza), que apresentará o espetáculo “O Bode Quer”, às 20h30 do sábado (04/05), no Polo de Lazer da cidade.
Confira as datas, locais e horários das apresentações:
04/05 (sábado)
Local: Palco Principal do Centro Social
18h00: Espetáculo “Pinóquio” da Cia. Camarim de Teatro. Classificação: Livre
Local: Polo de Lazer
19h00: Banda de música Eduardo Gurgel Valente
20h30: Cerimônia de abertura
20h30: Espetáculo “O Bode Quer” de Evan Teixeira. Classificação: Livre
LOCAL: PALCO PRINCIPAL DO CENTRO SOCIAL
Dia 04/05 (sábado) - 18h: Espetáculo “Pinóquio”, com a Cia. Camarim de Teatro;
Dia 05/05 (domingo) - 20h30: espetáculo “Laborioso Contato - Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo, com a Trupe Motim de Teatro;
Dia 06/05 (segunda) - 20h30 : espetáculo “Na Beira”, com o Grupo Garajal;
Dia 07/05 (terça) - 20h30: espetáculo “Neci”, com a Cia. Ortaet de Teatro;
Dia 08/05 (quarta) - 20h30: espetáculo “O Intrépido Anãmiri, do Grupo Bricoleiros;
Dia 09/05 (quinta) - 20h30: espetáculo “Maquinista”, do Grupo Pavilhão da Magnólia;
Dia 10/05 (sexta) - 20h30: espetáculo “Os Brinquedos no Reino da Gramática”, da Trupe Tagarela de Teatro;
Dia 11/05 (sábado) - 20h30: espetáculo “Macaúba - Peito, Corda e Coração”, com o grupo Zanzulim.