Foto: Divulgação/IFCE |
O campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai sediar o evento 8º Abadácadêmico e os 11º Jogos do Nordeste de Capoeira, de 16 a 19 de maio. A programação inclui palestras formativas, competição de capoeira, aulão aberto ao público e um curso técnico com Mestre Camisa, presidente fundador da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abadá-Capoeira).
A organização aponta que esse é um dos maiores encontros da modalidade no estado, com mais de 200 competidores inscritos. Além disso, mais de 60 trabalhos serão apresentados durante o evento. Também estão previstas mesas temáticas com a participação de pesquisadores de instituições como UFC, UECE, IFCE, UFRRJ, UNIVASF, UFPR e outros.
A apresentação de trabalhos científicos relacionados à capoeira foi pensada com o objetivo de enriquecer o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, marcando uma evolução importante no estudo acadêmico desta prática cultural.
A competição, que não ocorria na capital cearense desde 2009, tem como objetivo destacar os capoeiristas mais habilidosos dentro de suas categorias de peso, idade e graduação. Nesse formato, os campeões são aqueles que melhor dominam as técnicas e características dos jogos tradicionais como Benguela, São Bento e Siriúna.
O encontro terá a participação de capoeiristas e delegações de todo o Nordeste, de vários estados brasileiros e até de países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia (de forma remota, neste último caso). Passarão pelo evento durante os quatro dias cerca de 2.500 pessoas, entre capoeiristas, professores, pesquisadores, autoridades e apreciadores da arte, da cultura e da musicalidade da capoeira.