Foto: Divulgação |
Mestre da geração que se tornaria conhecida por "Pessoal do Ceará" ao abrir espaços na indústria fonográfica nacional no início dos anos 70, o cantor, compositor e violonista Rodger Rogério segue celebrando seus 80 anos e faz show nesta quinta-feira, (23), às 20h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro.
A apresentação também celebra os 60 anos de seu irmão, o cantor, compositor, arranjador, produtor musical Rogério Franco, e marca o lançamento do livro-disco "Cinema Carruagem", em que Rodger Rogério interpreta canções inéditas de Rogério Franco e Alan Mendonça, que também participa do show desta quinta no CCBNB. O show contará ainda com participação de Pedro Rogério, cantor, compositor, professor, pesquisador, escritor, filho de Rodger e da cantora Téti. A entrada é franca.
O livro-disco "Cinema Carruagem" traz canções de Rogério Franco e Alan Mendonça, interpretadas por Rodger, com um QR code no livro físico, para acesso a um vídeo relativo a cada canção. Traz também uma longa e inédita entrevista com Rodger Rogério, conduzida por Dalwton Moura, Rogério Franco e Alan Mendonça, e fotos de Rodger, extraídas de diversos filmes dos quais participou como ator.
O show na quinta-feira, (23), às 20h, no CCBNB Fortaleza, dá sequência à série de atividades em comemoração a essa data marcante para Rodger Rogério, mestre da música do Ceará para o Brasil. Pouco mais de 50 anos depois do clássico LP "Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem - Pessoal do Ceará", de Rodger, Téti e Ednardo, Rodger Rogério volta a lançar um disco cheio, seu primeiro álbum exclusivamente como intérprete.
Vale destacar que em 2023 Rodger lançou, em parceria com o cantor e compositor cearense Vitoriano, o álbum "Instante Zero ou O Primeiro Sinal Luminoso", incluindo inéditas em parceria entre os dois. Que em 2023 lançou o especial audiovisual "Chão Sagrado Revivido", regravando a íntegra do repertório do álbum que em 1975 dividiu com a cantora Téti. E que há cinco anos, no mesmo Cineteatro São Luiz, Rodger comemorou 75 anos lançado o EP "Velho Menino", em parceria com o compositor cearense Dalwton Moura, incluindo o clipe da canção "As deusas d´Iracema".
Atualmente, o mestre também está gravando canções com seu filho, Pedro Rogério, professor do Curso de Música da UFC, e se dedicando à pré-produção de um disco de inéditas de sua autoria e de diversos parceiros, incluindo três canções compostas com Belchior.
"Com toda a sua vontade de viver, Rodger nos dá mais uma lição de que vale a pena se dedicar à arte", destaca Pedro Rogério. "Eu continuo comemorando os 80 anos durante todo o ano, até chegar aos 81", ressalta Rodger, que costuma dizer que não tem carreira, e sim uma caminhada.