UP lança Haroldo Neto como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza

JGM Noticias
0
Foto: João Weyne


A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) anuncia a pré-candidatura de Haroldo Neto à Prefeitura de Fortaleza. A decisão foi efetivada na última semana durante plenária interna do partido. O pré-candidato é historiador licenciado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Diretório Nacional da UP. Até o momento, a legenda possui duas pré-candidaturas à Prefeitura, sendo uma delas a de Sued Carvalho, em Juazeiro do Norte.


Fundado em 2016 a partir da união de militantes de movimentos sociais, que estavam insatisfeitos com os partidos de esquerda existentes, a legenda recolheu mais de 1 milhão de assinaturas em todo o país. Em dezembro de 2019, após atingir o quórum de assinaturas, a Justiça Eleitoral registrou oficialmente a legenda. A primeira vez que a UP concorreu aos pleitos majoritários no Ceará foi na eleição de 2020, com a candidatura de Paula Colares à Prefeitura, em Fortaleza. Em 2022, Serley Leal disputou o Governo do Estado.


Agora, a UP se lança na disputa junto às seis pré-candidaturas confirmadas para a Prefeitura de Fortaleza. Haroldo, que também é educador popular e militante do Movimento Luta de Classes (MLC), participou dos principais movimentos políticos dos últimos anos, como o ‘Fora Temer’, as jornadas de luta pela educação e as manifestações contra as reformas da previdência e trabalhista. Também atuou na organização de mobilizações contra o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Para Sued Carvalho, presidenta estadual da UP no Ceará, o partido é ousado em apresentar o seu programa em um processo de figuras marcadas. “Debatemos por muitos meses a forma que iríamos apresentar nosso programa. Quando olhamos o cenário político, são as mesmas figuras, os mesmos partidos, com pessoas que não pegam ônibus, não utilizam o SUS, não colocam seus filhos em escolas públicas. Acreditamos que quem deve representar a classe trabalhadora, é a própria classe trabalhadora”, afirma.


Segundo Haroldo Neto, o objetivo da pré-candidatura é apresentar um programa que bata de frente com os interesses da burguesia de Fortaleza. “Nosso objetivo é apresentar quem são os verdadeiros responsáveis pelas mazelas que o nosso povo enfrenta, além de fazer uma ampla campanha de denúncia dos candidatos da extrema-direita que buscam instaurar uma nova ditadura militar no país, para destruir os poucos direitos que os trabalhadores ainda tem e enriquecer ainda mais os generais e a grande burguesia”.


ELEIÇÕES 2024


Técio Nunes (Psol/Rede), tem as candidaturas de José Sarto (PDT), que busca a reeleição, Evandro Leitão (PT), Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL), Eduardo Girão (Novo) e Haroldo Neto (UP). A disputa em Fortaleza esse será muito interessante.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)