Foto: Divulgação |
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), realiza nos dias 3 e 4 de junho a atividade “Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação”. A programação é aberta ao público, mediante inscrição.
A atividade acontece na sede da Escola, no bairro Cais do Porto (Mucuripe), e promoverá ações de formação com as técnicas da gastronomia francesa e a biodiversidade cearense, possibilitando um intercâmbio entre os alunos, monitores, professores e pesquisadores da Escola, cozinheiros e pequenos produtores com profissionais franceses da gastronomia ou com formação na França. A ação busca incentivar a troca de experiências de fortalecimento da cultura, do consumo local, de técnicas tradicionais e de sustentabilidade, firmando a relação entre o Ceará, estado pioneiro no Brasil em fomentar política pública para gastronomia e cultura alimentar, e a França, referência mundial em gastronomia.
Para Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, o evento é uma oportunidade de mostrar a riqueza dos nossos insumos e da nossa cultura alimentar, e de intercâmbio com a França, berço da tradição na gastronomia: “O evento vai contribuir para o desenvolvimento da gastronomia local, valorizando nossas tradições, nossos insumos e trazendo aos nossos alunos novas possibilidades, técnicas e visões para suas práticas dentro das cozinhas. É uma troca de saberes muito valiosa”.
A programação contará com 13 atividades, entre rodas de conversas e oficinas de gastronomia e vinhos. No dia 3 (segunda-feira), a partir das 14h, os interessados poderão assistir à abertura do evento, “Roda de conversa: receitas de trajetórias de sucesso”, com Morena Leite, Hervé Witmeur, Patrick Terrien, mediação de Fernanda Gomes, e presença de Louise Benevides, Marina Giuberti e Sebastião Ferreira. Para a abertura, as inscrições acontecem de forma presencial, por ordem de chegada. A programação segue na terça-feira, com oficinas ministradas por chefs com formação no Le Cordon Bleu, referência mundial em qualificação culinária. A participação no segundo dia é garantida mediante inscrição on-line, conforme a disponibilidade de vagas por espaço.
Serviço:
Conexão Ceará e França: Gastronomia – Terra – Tradição – Inovação
Dias 03 e 04 de junho – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, n° 80, Cais do Porto (Mucuripe)
Inscrições (28 a 30 de maio): gratuitas, por meio de inscrição on-line, mediante vagas disponíveis.
Mais informações: gastronomiasocial.org.br | Instagram: @escolagastronomiasocial
Programação:
SEGUNDA-FEIRA (03/06)
14h – Roda de conversa: receitas de trajetórias de sucesso, com Fernanda Gomes, Morena Leite, Hervé Witmeur, Patrick Terrien, Louise Benevides e Marina Giuberti.
Local: Terraço
16h às 19h – Oficina: Sensações do vinho, com Marina Giuberti
Local: Cozinha Show
TERÇA-FEIRA (04/06)
9h às 10h / 14h às 15h – Aula Show: Cozinhando com a chef Morena Leite
10h às 11h / 15h às 16h – Aula Show: Cozinhando com os chefs Patrick Terrien e Louise Benevides
11h às 12h / 16h às 17h – Aula Show: Cozinhando com o chef Hervé Weitmeur e a Marie Stas-Weitmeur
Local: Cozinha Show
9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Luiz de França
Local: Cozinha Básica
9h às 12h / 14h às 15h – Curso: Cozinhando com o Chef Thales Romão
Local: Panificação
9h às 11h – Curso: Serviço da mesa, com a chef Fernanda Gomes, e Serviço para vinhos, com os sommeliers Marina Giuberti e Sebastião Ferreira
Local: Terraço
*04/06 – 09h às 11h e 05/06 – 09h às 12h (dois dias de curso)