Foto: Reprodução Instagram |
Com apresentações musicais ao ar livre, começa neste sábado (20), em Viçosa do Ceará, o 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba, evento estruturante do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil. A Solenidade de Abertura será às 19h30, no Palco Cristiano Pinho, na Praça Clóvis Beviláqua, que receberá, na sequência, a Camerata de Cordas da UFC com o concerto "Studio Ghibli", e samba com o grupo Essas Mulheres. No domingo (21), às 16h, no Patamar da Igreja Matriz, acontece o Encontro Regional do Sistema Estadual de Bandas, e às 18h, o Coletivo FusCirco estará no Theatro Pedro II com o espetáculo "A RIsita".
Realizado há quase duas décadas, o Festival Mi recebe anualmente, cidade serrana localizada a cerca de 360 Km da capital Fortaleza, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, para uma semana de música em escolas, teatro, ruas e praças. Idealizado como um grande encontro de formação musical, o Festival Mi é um momento no qual se agregam várias experiências culturais, tendo a formação como motivação principal.
Durante uma semana, alunos e professores vivem intensamente a música, apresentando possibilidades de qualificar os participantes para que desenvolvam suas carreiras artísticas. Serão, no total, 68 atividades, entre oficinas e práticas de grupo, sendo 67 acontecendo em Viçosa do Ceará. Antes do período do festival na cidade serrana, nos dias 18 e 19 de julho, acontece em Quixeramobim, no Sertão Central, uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro.
Além das ações formativas, o Mi congrega a população com uma rica programação artística, com acesso gratuito. Ednardo, Makem, Berg Menezes e DJ Rapha Anacé estão entre as atrações. Os detalhes da programação estão disponíveis no site e nas redes sociais do Festival.
Samuel Rocha Bordando o Sete
O compositor e instrumentista Samuel Rocha tem se destacado na cena musical cearense pela sua dedicação ao violão de sete cordas. Construiu suas experiências tocando ao lado de grandes mestres como Grupo Época de Ouro, Arismar do Espírito Santo, Adelson Viana, Raul de Souza, Luizinho Calixto, Charles da Flauta, Zé Nogueira, Tarcísio Sardinha, Waldonys, dentre outros. Em suas composições, traz melodias contagiantes com sotaque nordestino, mesclando a sonoridade tradicional e contemporânea, passeando pelo choro, baião, xote, maxixe, frevo, gafieira, dentre outros. Em março e abril de 2023, o músico se tornou o primeiro violonista sete cordas cearense a fazer o lançamento de um álbum autoral em turnê pela Europa. Com seu trabalho Samuel Rocha “Bordando o Sete” fez shows no Clube de Choro de Paris, Casa do Choro de Toulouse e Clube de Choro de Colônia na Alemanha, como também shows na cidade de Strasbourg e Albertville. Em especial, participando no 19° Festival de Choro de Paris.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA