Foto: Divulgação |
Após 32 anos, o Grupo de Tradições Cearenses está de volta ao Festival Internacional de Passo Fundo, na Região do Planalto Médio, no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024.
O Festival reúne grupos de todo o Brasil e do Mundo e conta com a parceria da IOV Brasil, órgão da Unesco, é integralmente produzido pela Prefeitura de Passo Fundo.
O Grupo de Tradições Cearenses (GTC) volta aos palcos gaúchos 32 anos depois, quando participou pela primeira vez em 1992, à época sob a direção da Professora Elzenir Colares. Em 1993, o GTC voltou ao Festival pelo segundo ano consecutivo.
“A nossa expectativa para voltar é a melhor possível. O povo gaúcho realmente respira tradição, é um povo que guarda, respeita as tradições populares em todos os seus sentidos, na dança, na música, na literatura, na gastronomia, na indumentária, então é um estado que nos fascina muito. Ir para Passo Fundo será uma honra muito grande para nós. Não vemos a hora de estar aí contribuindo para o brilhantismo desse festival. ”, afirmou o presidente do GTC Artur Rocha.
Regina Mesquita, hoje diretora artística dos espetáculos idealizados para Passo Fundo, esteve com o GTC no Festival em 1992 e 1993 e diz que retornar a Passo Fundo "simboliza a essência da cultura popular cearense sempre atuando como pilar fundamental da construção da identidade e o fortalecimento da cultura do nosso estado além de preservar e manter as tradições incentivando os demais grupos de projeções folclórica a continuar nessa luta de preservação e fomento das tradições populares".
O GTC vai levar um repertório de ritmos (xote, baião, coco) danças (Cana Verde, Maneiro Pau, Siá Mariquinha), manifestações culturais e músicas cearenses pesquisadas ao longo de 58 anos. As apresentações acontecerão, durante o dia, nas escolas públicas de Passo Fundo e nos municípios vizinhos e com oficinas e integração entre os grupos participantes. À noite, os espetáculos farão parte da programação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda, em Passo Fundo.
“O Festival Internacional de Folclore é muito especial para Passo Fundo pelo histórico de mais de 30 anos de existência, pelo reconhecimento de sua qualidade e organização e pela forma com que nossa comunidade acolhe os grupos. Somos privilegiados em ter na nossa cidade um evento que já foi considerado o melhor do mundo”, afirmou a secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Grupos participantes
Além do GTC, vão representar o Brasil no Festival os Grupos Os Cariris, da Paraíba, Rancho Folclórico do Centro Cultural Português de Ijuí, do Rio Grande do Sul, Associação Cultural Trilhas da Amazônia, do Pará, Grupo Folclórico Ucraniano Vesselka, do Paraná, e mais 10 grupos internacionais da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México, Itália, Macedônia do Norte, Polônia e República Tcheca.