Foto: Divulgação |
Além de salvar vidas, o objetivo da campanha é promover a solidariedade, segundo a coordenadora de enfermagem da agência transfusional do HRN, Tamires Araújo. As doações podem ser feitas por colaboradores da unidade, mas também pela população do entorno. “Doar sangue é um ato de solidariedade. É simples, rápido e seguro, sendo um gesto que pode salvar até quatro vidas. Existem várias pessoas precisando desse ato de amor. Se por algum motivo, você não puder doar, compartilhe sobre a nossa campanha. Além disso, também iremos realizar o cadastro para doação de medula óssea”, explica Silveira.
A coordenadora do Hemoce Sobral, Valéria Vasconcelos, reforçou a importância da parceria com o HRN, que ajuda a manter os estoques de bolsas de sangue. “Todas as campanhas são importantes para a manutenção dos nossos estoques de sangue para atender à demanda de toda a população do estado do Ceará. Além disso, não existe fábrica de sangue, a única fonte somos nós. E sem a participação do colaborador ou das pessoas da população para realizar a doação, não conseguimos manter esse estoque que pode ajudar as pessoas que precisam”, destaca.
As doações estão sendo realizadas mediante agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato pelo número (88)3677-9508.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue basta apenas estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro. Pessoas que tiveram febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias não podem doar.