Foto: Divulgação/Receita Federal |
Na manhã desta sexta-feira, (26), a Receita Federal por intermédio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, em parceria com os Correios e SEFAZ/CE, apreendeu no Centro de Tratamento de Cargas e Encomendas dos Correios no 4° Anel Viário, 1 encomenda postal contendo 1,2 kg de cocaína declarada e dissimulada como creatina.
A encomenda estava sendo monitorada pelos agentes da Receita Federal, pois na manhã da quinta-feira foi apreendida outra encomenda do mesmo remetente, ambas enviadas de São Paulo, com destino Fortaleza (CE).
Apesar da tentativa de dificultar a detecção da droga, encaminhando-as em encomendas separadas e por estarem ocultas indicando “creatina”, o trabalho de gerenciamento de riscos e a parceria entre as instituições (Receita Federal, Correios e SEFAZ) foram fundamentais para a localização desta outra encomenda postal, cuja substância entorpecente foi apontada pelos agentes caninos Ithor e Saymon.
Após a indicação dos cães farejadores, os agentes da Receita Federal realizaram teste presuntivo que confirmou a suspeita e indicou a presença de cocaína.
O material apreendido será encaminhado às autoridades policiais para uma investigação mais detalhada do crime, por meio de um inquérito policial.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, a Receita Federal do Brasil atua na Aduana rotineiramente combatendo ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
COM INFORMAÇÕES DA RECEITA FEDERAL