Serviço de Oncologia é implantado no Hospital Regional do Sertão Central

JGM Noticias
0
Foto: Helene Santos/GOV/CE


Nesta segunda-feira (15), o governador Elmano de Freitas participou da implementação do Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), situado em Quixeramobim. Também participaram do momento a secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, o médico e diretor do HRSC, Cristiano Rabelo, e outras autoridades.


A implementação do serviço de oncologia teve investimento de R$ 11.245.612,86, compreendendo o período de julho a dezembro de 2024. A iniciativa beneficia diretamente 20 municípios do Sertão Central, com um total de 600 mil pessoas.


“As pessoas poderão ter no HRSC consulta, tratamento, quimioterapia e, no futuro, queremos que também tenha radioterapia. Nós queremos fazer de Quixeramobim o grande centro de tratamento do câncer do Ceará. O HRSC é o mais central do estado, todas as regiões estão próximas”, destacou Elmano de Freitas, afirmando que o início do serviço de politrauma do HRSC está previsto para agosto deste ano. Ele também agradeceu o envio de emendas da bancada parlamentar federal para o serviço.


O Hospital conta com enfermarias, sendo 39 de Clínica Médica e 58 de Clínica Cirúrgica. Um Centro Cirúrgico com cinco salas, e possibilidade de ampliação para oito. Unidade de Terapia Intensiva com 20 leitos, podendo ser ampliada para 30. E a área de Quimioterapia, com dez poltronas/leitos.


Cerca de 1.210 novos pacientes devem ser atendidos até o final deste ano. Para isso, a oncologia do HRSC tem uma equipe composta por 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos.


A perspectiva é que, de julho a dezembro, sejam realizados 2.650 procedimentos de quimioterapia; 795 procedimentos de cirurgias de câncer; 600 ultrassonografias; 300 endoscopias/colonoscopias; e 600 exames de anatomia patológica.


O atendimento ambulatorial será de segunda a sexta das 7h às 17h. Os pacientes serão atendidos mediante encaminhamento pelas redes de saúde municipais. As cirurgias serão realizadas de segunda a segunda por agendamento após diagnóstico e definição médica.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)