Dalwton Moura reúne grandes nomes da música cearense no Cineteatro São Luiz

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação


Uma celebração de 25 anos de dedicação à composição musical e uma reunião de grandes nomes da música e de outras linguagens artísticas do Ceará. Assim é o show "Tantos Versos, Sonhos e Canções - 25 Anos de Música", que o compositor e cantor Dalwton Moura apresenta no Cineteatro São Luiz, nesta quarta-feira, (14), às 19h, pelo projeto "Dentro do Som", para até 100 pessoas, com a plateia em cima do palco, bem perto dos músicos.


A apresentação, que promete um clima de intimismo e de diálogo direto entre artistas e espectadores, contará com Rodger Rogério, Rogério Franco, Luciano Franco, Davi Duarte, Paulo Façanha, Isaac Cândido, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Cyda Olímpio, Pedro Rogério, Lia Veras, Gilmar Nunes, Edinho Vilas Boas, Tiago Araripe, Loren Gualda, Caio Castelo, Idilva Germano e Bárbara Sena, entre outros, interpretando suas parcerias com Dalwton Moura ou canções de Dalwton e de outros parceiros, como Roberto Menescal, o mestre da bossa nova, os saudosos Luizinho Duarte e Tarcísio Sardinha, entre outros. Na banda-base, Dalwton, Rogério Franco, Luciano Franco, Neto Ferreira, Paulinho Santos, com participação de Anfrísio Rocha.


O show contará com uma breve contextualização de cada canção e desses 25 anos de dedicação à música, iniciados ainda na década de 90, no efervescente cenário da capital cearense, tempos em que muitos dos intérpretes e compositores participantes do show lançavam seus álbuns de estreia. Uma geração que influenciou Dalwton de forma decisiva, despertando-o para um trabalho de pesquisa, divulgação e contribuição ao fortalecimento da cena musical cearense, em diversas frentes. 


Uma defesa de um outro patamar de desenvolvimento da cena musical cearense, com a luta coletiva pelo aproveitamento pleno de todos os seus potenciais, com um Plano Estratégico de Difusão e Desenvolvimento da Música do Ceará tendo sido elaborado pelos próprios artistas, técnicos e produtores, com a luta para que esse plano seja colocado em prática pelo poder público, pela pela iniciativa privada e pelo terceiro setor.


Essa influência também aconteceu no plano criativo, com a convivência e o diálogo com os músicos e músicas se estendendo para além dos inúmeros shows a que Dalwton comparecia. Surgiram assim as primeiras canções em parceria, com destaque para artistas como o mestre Rodger Rogério, que em 2024 está celebrando seus 80 anos e com quem Dalwton lançou em 2019 o EP "Velho Menino"; para Rogério Franco, parceiro nas muitas canções dos discos "Futuro e Memória" (2018) e "Futuro e Memória 2", de 2021; e para o maestro Luciano Franco, parceiro no disco "Sonho ou Canção", de 2019, e no EP instrumental "Milito Franco Moura", de 2022, também em parceria com o pianista paulista Osmar Milito.  


Além do grande time de convidados especialíssimos para o show desta quarta-feira, (14), às 19h, no Cineteatro São Luiz, esse trabalho se estendeu ao diálogo criativo com intérpretes como Kátia Freitas, Téti, Paula Tesser, Eudes Fraga, Paulo César Oliveira e Theresa Rachel, que participaram dos discos "Futuro e Memória", assim como o guitarrista Cristiano Pinho, que receberá uma singela homenagem, no espetáculo. 


Outros intérpretes e instrumentistas que participaram de gravações de canções de Dalwton são Roberto Menescal, Arismar do Espírito Santo, Fabio Torres, Luciana Alves, Adelson Viana, Melquíades, Humberto Pinho e a norte-americana Priscila Odinmah, entre outros, estão no disco "Sonho ou Canção". Todos refletindo a construção de caminhos e sonhares conjuntos, entre a vida e a música, entre o sonho e o som. Sempre a muitas vozes, a muitas mãos, de forma compartilhada.


Da participação em concursos literários, coletâneas de poemas, saraus como os das saudosas "Rodas de Poesia" no Centro Dragão do Mar, composições para bandas de rock, ainda na adolescência, a música se tornou o maior caminho para a arte como profissão e como escolha de vida e de militância. Em 1999, marco dos 25 anos de composição, nasciam criações como "As deusas d´Iracema", canção que Rodger Rogério anunciou em show em 2001 como "uma música inédita, com um parceiro de 20 anos de idade". Mesma época em que "Tantos versos", parceria com Paulo Façanha e Gilmar Nunes, ganhou as rádios de Fortaleza e recebeu diversas gravações.


Dali viriam os prêmios no Festival The Wall Bar, em Fortaleza, a participação na derradeira edição do Festival de Música de Camocim, o 1o. lugar no Festival de Música de Carnaval de Fortaleza, em parceria com Rodger Rogério e Rogério Franco, e a presença na grande maioria das edições do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, com premiações para algumas das parcerias com Rogério Franco e Luciano Franco. Dalwton e parceiros também foram premiados em festivais em São Paulo, Minas Gerais e venceram o Festival de Cajazeiras-PB e o II Festival da Música de Fortaleza, este com "Canção pra lhe encontrar", parceria com Roberto Menescal, interpretada por Marcos Lessa. 


Em paralelo às várias parceiras, Dalwton também compõe canções assinando música e letra. Algumas, como "Mais que sonhar", gravada por Kátia Freitas e Cristiano Pinho, no primeiro álbum "Futuro e Memória", "Mar sem fim", gravada por Aline Costa no disco "Único sentido", e "Mundo afora", gravada por Theresa Rachel no "Futuro e Memória 2", gravadas por grandes intérpretes cearenses.


Dalwton Moura é também produtor cultural, curador, crítico musical, diretor artístico, jornalista, articulador do campo da Música no Ceará e vice-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará. Um dos idealizadores e produtores dos projetos Ceará Jazz Series e Jazz em Cena, que desde agosto de 2015 promovem uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, com shows todos os meses. Idealizou centenas de shows de artistas cearenses e/ou sediados no Ceará e também produziu espetáculos em São Paulo e no Rio de Janeiro. É autor do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues – Histórias do Festival de Guaramiranga”. 


O show desta quarta-feira (14) será um grande encontro de gerações, de intérpretes e compositores, de instrumentistas e arranjadores, no palco do Cineteatro São Luiz.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)