Foto: Divulgação/CCBJ |
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, divulga a Chamada Pública para a 3ª turma do Curso Técnico em Dança (CTD) e para as 1ª turmas dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical (Habilitação: Violão), Programação de Jogos Digitais e Teatro.
Os cursos oferecem diplomação pelo MEC, com reconhecimento técnico em intérpretes, criadores e agentes culturais, assumindo um lugar ímpar na formação cultural e artística da cidade de Fortaleza e no Ceará.
Um marco para o equipamento que tem quase 18 anos de existência e pela primeira vez oferece, de forma gratuita, mais três linguagens de formação técnica. O gestor executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes, comenta sobre esse alcance formativo.
“Nós do CCBJ (SECULT/IDM) compreendemos que existem uma série de políticas públicas que são essenciais para a população. Assim como precisamos aprender a ler e a escrever, precisamos de moradia, trabalho, necessitamos também acessar políticas culturais que fortaleçam nossa identidade, respeitando as estéticas que produzimos, garantindo a preservação da memória e prospectando outros mundos possíveis.
Levi aponta que as Políticas culturais e artísticas são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e digna, com respeito às diferenças e capacidade crítica de produzir e consumir cultura. “Munido por esses princípios, acreditamos que a Escola de Cultura e Artes do CCBJ, por meio dos seus diversos cursos gratuitos, representa uma política cultural do Governo do Ceará que vem construindo, principalmente no Grande Bom Jardim, grandes transformações na vida de cada estudante, seja nas turmas de teatro, dança, audiovisual, cultura digital ou música”, diz o gestor.
Ao todo serão quase 100 vagas ofertadas para os cursos que tem duração de aproximadamente dois anos. Os cursos estão estruturados em módulos distribuídos segundo eixos temáticos e variam a carga horária entre 1.200 e 1.500 horas-aula.
Cada estudante receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.000, dividido em 5 parcelas de R$ 400,00. Os cursos acontecerão de forma presencial e a chamada tem 50% das vagas voltadas para ações afirmativas.