Foto: Divulgação |
A Cia de Danças Populares Txai, leva o espetáculo “Alma Nordestina” para o bairro Jardim Iracema, no domingo (29), às 18h, na Capela Santo Expedito. A apresentação é gratuita e acontece dentro das festividades da capela Santo Expedito.
O espetáculo apresenta ao público a cultura nordestina representada nas danças e músicas. Uma tentativa de valorização e reconhecimento da cultura tradicional do Nordeste e cearense, e tudo o que ela representa no modo de ser da região.
Dentro da programação ainda acontecerá uma roda de conversa sobre “Cultura popular e resistência negra”, às 16h, no barracão do Maracatu Nação Iracema, com a Sra. Lúcia Simão, fundadora do Movimento Negro.
O espetáculo
O projeto “Alma Nordestina” nasce da necessidade da valorização e do fortalecimento das culturas populares como alternativa para a preservação das culturas tradicionais. É pautado pela diversidade e propõe o verdadeiro significado da palavra universalização, o eterno reencontro dos seres humanos e suas “aldeias” com as suas raízes tradicionais.
Será apresentado no bairro Jardim Iracema por conta da relação da Cia Txai com o Maracatu Nação Iracema, além de ser uma comunidade que não tem oportunidade de apreciar espetáculos artísticos constantemente, assim buscamos garantir o acesso à arte cultura para todos.
A Cia de Danças Populares Txai
Foi fundada em 1999 e desde então tem se tornado referência em festivais de folclore nacionais e internacionais, como divulgadora das manifestações populares. Atuando em pesquisa, produção cultural e prática coreográfica junto à cultura popular tradicional.
Em novembro de 2012 passa a integrar a Associação Txai Cultura e Arte tendo por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas: social, cultural, artística, educacional e esportiva. Tendo como público-alvo todos os segmentos e em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.