Público lota praça na abertura do 30º Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga

JGM Noticias
0
Foto: Eunilo Rocha 


A praça do Teatro Municipal de Guaramiranga ficou lotada para a abertura do 30º Festival Nordestino de Teatro (FNT), na noite do último sábado (7) em Guaramiranga, na região serrana do Ceará. Em cena, o grupo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, apresentou “Sinapse Darwin”, primeiro dos nove espetáculos da Mostra Nordeste desta edição.


O festival segue até o próximo sábado (14), somando cerca de 45 apresentações artísticas compondo as Mostras Nordeste, Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças, Música no FNT e Escolas da AGUA.


Ainda no sábado, as portas do Teatro Municipal de Guaramiranga foram abertas para a Reunião Comunitária de Abertura do 30º FNT. A presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), Nilde Ferreira, que coordena o festival, recebeu autoridades e parceiros no palco recém restaurado do teatro que, apesar de ainda se encontrar em construção, já está seguro para receber artistas e público.


E quem primeiro se apresentou no palco do ‘teatrão’, após as ações de restauro da estrutura, foi o grupo A Panacéia, da Bahia, com “Filipa”, solo da atriz Camila Guilera, dirigido por Elisa Mendes, que resgata a trajetória de uma mulher perseguida, presa e condenada pela primeira Inquisição Portuguesa no Brasil.


No dia 14, o FNT encerra a 30ª edição com uma homenagem à atriz cearense Ana Marlene, por seus 45 anos de carreira. É com ela o solo “Egoísta”, que será apresentado na última noite. Com direção e idealização de Juracy de Oliveira, que divide a concepção dramatúrgica com a autora do espetáculo, Sara Síntique, “Egoísta” conta a história real de Josefa Feitosa, cearense de Juazeiro do Norte, que sempre acreditou que o mundo era muito grande para se perder tempo em um lugar só. Após sua aposentadoria, ela colocou a mochila nas costas e saiu em busca de sua liberdade. O espetáculo integra a Mostra Palco Ceará.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)