Vaquejada de Itapebussu começa nesta quarta (18), com grandes atrações musicais

JGM Noticias
0
Foto: Reprodução


A cidade de Maranguape, no Ceará, abriga a mais tradicional e antiga vaquejada do Brasil. Realizada desde 1945, a Vaquejada de Itapebussu, que é considerada patrimônio cultural do estado, protegido por lei estadual, celebra 79 anos em 2024 mantendo viva a essência que a tornou um ícone da cultura nordestina. O evento acontece de 18 a 22 de setembro, no Parque Novilha de Prata, em Maranguape, combinando arte, cultura, gastronomia, shows musicais, solidariedade, atividades para toda a família, além de reunir milhares de apaixonados pelo esporte.


A programação começa nesta quarta-feira (18), com a tradicional cavalgada dos vaqueiros encourados, uma procissão que percorre as ruas até a Igreja Matriz, com saída Praça São Francisco (Bairro Altos), onde os fiéis recebem a bênção do pároco. Em seguida, o cortejo segue em direção ao Santuário do Parque Novilha de Prata para a celebração da Missa do Vaqueiro, momento em que os vaqueiros oferecem suas vestimentas à Nossa Senhora. A procissão marca também o início dos festejos de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Itapebussu, como uma celebração que reflete a forte conexão entre a festa e as tradições religiosas, transmitidas de geração em geração. Logo  após, muito forró Pé de Serra no Barracão do Parque Novilha de Prata.


Além da procissão, a partir de quarta-feira (18), começam as competições da vaquejada, com rodadas qualificatórias que oferecem flexibilidade de horários. Por estar localizada próxima à capital, Fortaleza, a Vaquejada de Itapebussu consegue atrair vaqueiros e participantes vindos de diferentes regiões do país.


Na quinta-feira (19), as competições continuam durante todo o dia, com transmissões ao vivo pelo YouTube, e uma rica programação cultural é oferecida aos visitantes no final da tarde, estendendo-se até a noite.


Na sexta-feira (20), além da competição, a programação cultural começa por volta das 16h e inclui shows à noite, com entrada parcialmente gratuita. A área frontstage será acessível mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às comunidades carentes da região. As apresentações musicais ficam por conta de Toca do Vale, Manim Vaqueiro e da dupla Kaká e Pedrinho.


A programação continua no sábado (21), com competições e eventos culturais gratuitos à tarde. À noite, o público também poderá aproveitar os shows de Zé Cantor, Lagosta Bronzeada, Taty Girl e Forró Real com valores a partir de R$ 70,00.


Para quem busca uma experiência exclusiva, o Camarote Forró no Sítio estará à venda. Esse espaço premium oferece uma série de benefícios, como área coberta, entrada exclusiva, visão privilegiada dos shows, bancos de descanso, bares, praça de alimentação e banheiros exclusivos. Além disso, os frequentadores poderão desfrutar de ativações e experiências personalizadas, tornando o festival ainda mais especial para aqueles que desejam conforto e comodidade.


No domingo (22), as atividades começam mais cedo, às 14h, e seguem até às 22h, também com entrada gratuita. Durante todo o evento, vaqueiros de diversas regiões do Brasil competem, com destaque para o popular X1 de vaquejada, uma modalidade intensa que será transmitida ao vivo.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)