Foto: Tiago Stille |
Localizada no meio do Sertão de Crateús, no distrito de Balseiros, zona rural de Ipueiras, a, pelo menos, 21 km da sede do município e a cerca de 320 km de Fortaleza. Rodeada por vasta vegetação típica e estradas de terra. É em meio a esse cenário que está a Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, melhor escola pública estadual do ensino médio do Brasil, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
Com uma de suas paredes enfeitada com os dizeres “Educação no campo: direito nosso, dever do estado e compromisso com a comunidade”, a EFA Padre Eliésio dos Santos aposta em um ensino aproximando o campo, a família e a escola para obter bons resultados, como o reconhecimento nacional com o Ideb 2023.
A escola, com seis turmas de Ensino Médio e 104 alunos matriculados, atendendo educandos dos nove municípios da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Crateús (Crede 13), realiza seu trabalho baseando-se em quatro pilares: formação integral dos educandos; o associativismo, movimento sustentável e a pedagogia da alternância.
Os municípios atendidos são Ararendá, Crateús, Catunda, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.
O ensino que sai do tradicional é a grande aposta para os resultados da unidade escolar. Em um ambiente que junta vegetação, animais e ensino, a EFA, criada em 2017, funciona no formato “internato” e tem como base a “Pedagogia da Alternância”, que une a educação escolar com a realidade vivida no campo, promovendo uma troca de conhecimento entre esses elos da vida dos estudantes.
Neste formato de ensino diferenciado, o estudante fica uma semana na escola, de forma ininterrupta, e logo depois o mesmo tanto de tempo em casa – em suas comunidades. Apesar de não estarem no ambiente escolar, as atividades não param, pois os estudantes passam todo o tempo com suas atividades sendo acompanhadas por professores-monitores.