Escultura de São Francisco de Assis será inaugurada na Praia de Iracema

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação


O mês franciscano é celebrado no mês de outubro. Para os católicos, trata-se de um período de reflexão sobre os ensinamentos de São Francisco de Assis. E para homenagear o padroeiro dos animais e da natureza, o escultor e artesão Edismar Arruda, conhecido por dar nova vida para peças de sucata automotivas e de metal, inaugura nesta sexta-feira (25), às 17h45, uma escultura na Praia de Iracema, em Fortaleza, próximo ao Aterro do Ideal.


A escultura, que mede 3,2m, é feita de metal ferroso reutilizado, reciclado e com peças automotivas. Além da imagem de São Francisco de Assis, o artista também criou outras três obras:  o Lobo, com 1,40 m de altura e 1,80 m de comprimento, o Carneiro, com 75 cm de altura e 90 cm de comprimento, e uma Pomba, com 35 cm.


O processo de criação, desde o desenho, silhueta e estrutura, foi realizado por Edismar Arruda logo após receber o convite do empresário Deusmar Queiroz. “Depois de criadas, contei com o suporte de dois outros profissionais para fazer o preenchimento, soldar, limpar e pintar. Todo o processo de arte sustentável foi o mesmo que já criei nas minhas mais de 300 peças, presentes em estados como Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, além de outros países, como Estados Unidos, Portugal e Suíça”, explica.


Sobre o artista


Edismar Arruda nasceu em Nova Jaguaribara, interior do Ceará.  Ele iniciou sua trajetória na produção de escultura enquanto trabalhava como metalúrgico, reaproveitando peças de metal para valorizar a natureza e o mundo animal em suas obras. Suas criações, em sua maioria em tamanho real, são reconhecidas pelo detalhamento meticuloso e pelo cuidado na transformação material. A inspiração do artista, no entanto, vem de sua infância, época em que ele não tinha condições de ganhar ou comprar brinquedos. Ele mesmo fabricava. A criatividade, o dom, surgiu por conta de suas experiências na fase infantil.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)