Foto: Ângelo Miguel/MEC |
Começa nesta quinta-feira, (31), a Reunião Global de Educação, Global Education Meeting (GEM), organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro é mais uma atividade da Semana Ceará: Centro Global da Educacão, que acontecerá até 2 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
Entre as atividades previstas para o primeiro dia de reunião, estão: apresentação dos resultados do G20 pelo ministro de Estado da Educação do Brasil, Camilo Santana; painel de discussão com representantes dos estudantes e professores; debate sobre a edição de 2024 do relatório da Unesco que monitora a situação mundial da educação (Relatório GEM); e as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Esta é a primeira vez que a Reunião Global de Educação ocorre no Sul Global. As edições anteriores ocorreram em Paris e Bruxelas. A escolha para a reunião acontecer no Ceará se deu pelo fato do estado ser referência de política educacional de qualidade. Os temas centrais serão a equidade das políticas e os mecanismos inovadores de financiamento. O Pé-de-Meia tem sido apontado como boa prática em ambas as dimensões.
Convidados
Foram convidados para a GEM todos os 194 países-membros da Unesco, aos quais se somam representantes de estudantes, de trabalhadores da educação, de organizações da sociedade civil, de acadêmicos, além de outros representantes internacionais. Estima-se que 600 pessoas estarão reunidas no Centro de Eventos do Ceará nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
GT de Educação do G20
A GEM ocorre logo após as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20 e da Ministerial, realizadas como atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação entre os dias 29 e 31 de outubro.