Foto: Divulgação/PF |
Neste sábado (5), a Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Eleitoral, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Ceará, realizou operações de combate a crimes eleitorais no Ceará, visando coibir práticas ilícitas que possam comprometer a legitimidade das eleições. As ações resultaram no cumprimento de mandados de busca e apreensão, com a apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos.
Logo pela manhã, a Polícia Federal deflagrou uma operação em Jucás/CE, com o objetivo de coletar provas para investigar o suposto crime de corrupção eleitoral. A investigação foi iniciada após denúncias acompanhadas de vídeos que indicavam que um vereador do município estaria oferecendo dinheiro em troca de votos. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com a apreensão de materiais e equipamentos eletrônicos.
Em Crateús/CE, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão para apurar crimes eleitorais e abuso de poder econômico durante a campanha, resultando na apreensão de celulares e documentos.
Já na cidade de Quixadá, uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral, Polícia Militar e Polícia Civil teve como foco a corrupção eleitoral, envolvendo um candidato a vereador. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com a apreensão de celulares e um computador de um dos investigados.
Em Maracanaú/CE, foi cumprido um mandado de busca e apreensão para investigar a suposta compra de votos.
Operações semelhantes ocorreram em Mulungu/CE e Guaramiranga/CE, ambas visando apurar crimes eleitorais e abuso de poder econômico, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em cada município. Nessas ações, foram apreendidos celulares e documentos.
Em Acopiara/CE, a Polícia Federal, em cooperação com a Polícia Civil e o MPE, realizou duas ações contra a prática de coação eleitoral, cumprindo dois mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de telefones celulares.
No final da tarde, no município de Paracuru/CE, foi deflagrada a Operação Mayor, com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, visando investigar crimes de corrupção eleitoral, compra de votos, distribuição irregular de combustível e abuso de poder econômico.
Essas operações reafirmam o compromisso da Polícia Federal com a proteção do processo eleitoral, intensificando os esforços para garantir a lisura e a legitimidade do pleito. A população pode contribuir com as investigações fazendo denúncias por meio do canal de comunicação "Comunica PF" na internet.