Foto: Divulgação/SSPDS |
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a operação "Defender", que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva por crimes de estelionato e associação criminosa, em uma captura em flagrante por tráfico de drogas e no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão contra alvos especializados em crimes virtuais ocorridos em municípios da Região Sul do Estado. Um mandado de prisão preventiva por crimes de estelionato e associação criminosa, também, foi cumprido contra um homem, de 29 anos, que encontrava-se recolhido em uma unidade prisional.
A operação foi coordenada pela Delegacia Municipal de Jucás e visa desarticular um grupo criminoso que atuava nas cidades de Jucás, Cariús e Cedro.
Os suspeitos criavam perfis falsos nas redes sociais de empresas revendedoras de motocicletas e aplicavam golpes, causando prejuízos para as vítimas, que variavam de R$ 1 mil a R$ 12 mil.
Um suspeito, de 23 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e com ele foi apreendida uma pequena quantidade de droga, em um imóvel no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. Ele já tem antecedentes por crime de tráfico de drogas. Em desfavor de um homem, de 33 anos, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva por crimes de estelionato e associação criminosa. Com os suspeitos os policiais civis apreenderam, também, cinco aparelhos celulares e um tablet. O terceiro alvo, um homem de 29 anos, encontrava-se recolhido em uma unidade prisional. Ele já responde pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Após denúncias e um trabalho de inteligência, a PCCE identificou os alvos. A ofensiva resultou, até o momento, na apreensão de drogas, uma motocicleta e aparelhos celulares.
As investigações continuam a cargo da Delegacia Municipal de Jucás, unidade da PCCE que apura a participação de outros suspeitos nos golpes.