Foto: Divulgação/PMF |
A Prefeitura de Fortaleza promove o Dia D de vacinação contra raiva neste sábado (9). A iniciativa contará com 237 pontos de imunização em toda a cidade, funcionando das 8h às 16h. O Município está há 21 anos sem registrar casos da doença em seres humanos.
A campanha segue até 10 de dezembro e tem como meta vacinar 520 mil animais, entre cães e gatos, aproximadamente.
Resultados
Em 2022, a Capital vacinou 324.851 animais, sendo 214.300 cães e 110.551 gatos, atingindo a meta para cães definida pelo Ministério da Saúde (MS), com 80,14% de animais vacinados. O órgão federal não estima meta para felinos. Em 2023, foram vacinados 306.625, sendo 199.719 cães e 106.906 gatos, atingindo 73% da meta para cães.
Sobre a raiva
Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, transmitida, principalmente, por mordidas de animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e evolui de forma rápida.
A enfermidade é considerada fatal, com índice de letalidade de, aproximadamente, 100%. Animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, também podem transmitir o vírus, que contaminam cachorros, gatos e humanos, por isso a necessidade e importância da vacinação anual.
Alerta
Em Fortaleza, até outubro de 2024, a positividade para raiva em morcegos superou o número de 2023. Das 42 amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), entre janeiro e outubro deste ano, oito foram positivas para o vírus da raiva. Em 2023, 32 amostras foram enviadas, resultando em oito casos positivos. Este aumento indica uma maior circulação viral na região, sendo um alerta para os cuidados da população. A vacinação antirrábica animal é a principal prevenção.
“Os morcegos identificados se alimentaram principalmente de insetos e frutas e foram encontrados em áreas próximas a domicílios ou dentro de residências, o que aumenta o risco de transmissão para outros mamíferos e potencial disseminação do vírus em áreas urbanas”, alerta Atualpa Soares, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos de Fortaleza.
Transmissão
A doença é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordidas, lambidas ou arranhões. Animais com raiva costumam apresentar sintomas como agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
Atendimento
Pessoas mordidas por animais desconhecidos devem se dirigir aos postos de saúde. O tratamento na pós-exposição varia conforme o tipo e local da agressão e a condição do animal agressor, podendo ser somente com a administração da vacina antirrábica humana e/ou vacina e soro juntos.
Até o dia 10 de outubro de 2024, 5.193 pessoas receberam a vacina antirrábica humana. Em 2023, foram 4.604.
Multivacinação
Durante o Dia ‘D’, 12 postos de saúde estarão abertos para oferecer todas as vacinas de rotina, além da vacina antirrábica humana. A iniciativa é uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação.
Postos em funcionamento neste sábado (9), das 8h às 16h
Regional de Saúde I
Posto de saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
*Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde II
Posto de saúde Mirian Mota (Rua Cel. Jucá, 1636 – Dionísio Torres)
*Somente vacina humana
Regional de Saúde III
Posto de saúde Santa Liduina (Rua Prof. João Bosco, 213 – Parque Araxá)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Cícera Carla (Rua Júlio Braga, s/n – João XXIII)
*Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde IV
Posto de saúde Luís Costa (Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Valdevino de Carvalho (Rua Guará, s/n – Itaoca)
*Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde V
Posto de saúde José Walter (Av. José de Araújo Lima, 1631, 3ª etapa – José Walter)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Dr. Pontes Neto (Rua 541, nº 150, 2ª etapa – Conj. Ceará)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Argeu Herbster (Rua Geraldo Barbosa, 1095 – Bom Jardim)
*Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde VI
Posto de saúde Lúcia Belém (Rua Guilherme Alencar, s/n – Messejana)
*Disponível vacina animal e humana
Posto de saúde Melo Jaborandi (Rua 315, 80 – Jangurussu)
*Disponível vacina animal e humana.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO