![]() |
Foto: Divulgação |
O Natal é uma das épocas mais envolventes para compartilhar com a família, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Em Fortaleza, esta festa será marcada por momentos deslumbrantes e cheios de emoção, encantando a todos. A Catedral Metropolitana de Fortaleza presenteia a capital cearense com a 13ª edição do Concerto de Natal da Catedral, evento musical aberto ao público e gratuito, que acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 16 horas.
O Concerto de Natal da Catedral é um evento musical especial para celebrar o Natal, onde as mais belas canções natalinas serão interpretadas por vozes e orquestra, regidas pelo maestro Nadilson Martins Gama, com a participação dos tenores.
Tradição
Realizado há mais de uma década, o Concerto de Natal da Catedral é considerado tradição no calendário natalino do Ceará. O evento surgiu da ideia de valorizar o período natalino, destacando o trabalho de músicos oriundos de orquestras que se reúnem em novas formações e executam um repertório de excelente qualidade por meio de canções que permeiam o imaginário popular.
O evento é uma produção que reúne os mais diversos profissionais, jornalistas, publicitários, apresentadores, produtores e técnicos de imagem e som. Sua realização é coordenada por uma comissão organizadora, que tem à frente o jornalista Rubens Frota.
A Catedral
A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico, construído no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. Tem capacidade para cinco mil pessoas, e suas torres chegam a 75 metros de altura. São José é o santo padroeiro.
A primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza teve sua construção autorizada pela Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746. Em 12 de janeiro de 1795 o padre Antônio José Álvares de Carvalho, então vigário geral, contratou José Gonçalves Ramos para terminar a obra. Já em 1821, a Matriz de São José estava em ruínas, precisando ser reconstruída.
Em 15 de agosto de 1939 foi lançada a pedra fundamental da nova Catedral, projetada pelo engenheiro francês George Mounier que, como a outra, levou 39 anos para ser concluída. Em concreto aparente, estilo Neogótico Romano ou Gótico Moderado, ocupando grande parte da Praça Pedro II, foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978 pelo então cardeal arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider.
Em 2007, a Catedral passou por outra reforma com a verificação da estrutura, renovação da mesma e a inclusão de novos elementos decorativos na parte interna tornando-a um dos mais belos templos religiosos.
Desde 2009, a Catedral abre suas portas para espetáculo artístico-religioso Concerto de Natal da Catedral, magnífico evento que garante momentos de emoção e encantamento aos cearenses.