![]() |
Foto: Reprodução Instagram |
Encerrando 2024 de forma especialíssima, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza segue realizando a grande programação da Virada Cultural, até domingo, (15), reunindo mais de 100 atrações e mais de 500 artistas, de diversas gerações, vários estilos e linguagens artísticas. Tudo com entrada franca, como em toda a programação do centro cultural.
Entre vários outros destaques, a atriz Gorete Milagres, Ave Sangria, Ceumar, Rodger Rogério 80 Anos e Convidados, Arismar do Espírito Santo, Socorro Lira, Marimbanda, Vannick Belchior, Luiza Nobel, Daniel Medina, Ação Hip Hop, Grupo Garajal, Dgal, Los Cupinchas, caravana de músicos do Maranhão, Sarau Poesia em Festa, Sarau Som das Letras, Roda dos Pretos e das Pretas em Busca da Ancestralidade, Show Coletivo Vida e Arte, Quarta de Yansã, Nosly, Marcos Catarina, Mona Gadelha, Marina Cavalcante, contação de histórias, encontro de corais e muito mais.
Além do CCBNB Fortaleza, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, que conta com vários palcos para receber as atividades da Virada Cultura, haverá ações também nos arredores do CCBNB (Beco do Tambor, Palco Rua General Bizerril e Raimundo dos Queijos), em escolas de Fortaleza, no Passeio Público e em outros espaços da capital. Sempre com entrada franca, democratizando o acesso a expressões culturais e artísticas, como é característica do CCBNB.
Nesta terça, (10), tem apresentação teatral da atriz Gorete Milagres: “Filomena – 30 Anos de Peleja”, às 18h30, no Palco CCBNB.
No mesmo horário acontece o Sarau Som das Letras, reunindo nada menos que 30 artistas da cena de Fortaleza: Adelrui, Alan Kardec, Alan Mendonça, Alana G. Alencar, Arice Morais, Carolina Torquato, Cesar Vanconcelos, Clara Dourado, Dora de Paula, Ercília Lima, Henrique Beltrão, Jair Freitas, Joana Angélica, João Pirambu, Jon Soarez, Jord Guedes, Karla Karenina, Marcelo Pinheiro, Marcelo Renegado, Marta Pinheiro, Osvaldo Zarco, Ricardo Kelmer, Ricardo Pinheiro, Romualdo Filho, Rosamato Sousa, Samuel Brandão, Taylor Costa, Washington Arraes, Yane Caracas. O sarau promete ser um encontro inesquecível de arte, música e poesia. A programação inclui leituras de poemas, contos e trechos literários, além de apresentações musicais. O Sarau "Som das Letras" é um evento cultural que promove a fusão entre literatura e música, criando um espaço para a livre expressão artística. O objetivo é reunir escritores, poetas, músicos e o público para compartilhar a beleza da palavra e fortalecer os espaços que acolhem a arte em suas diversas formas.
A terça-feira também tem Alisson Felix e grupo, em show especialíssimo, em homenagem ao mestre Guinga, um dos mais aclamados nomes da música do Brasil para o mundo, às 20h30. Show inédito, elaborado especialmente para o projeto Jazz em Cena e para a Virada.
Nesta terça-feira, já teve contação de histórias "A terra da literatura", com o grupo Lumiar (CE), na escola Madre Teresa de Calcutá. Teve também, "Uma Chuáá em movimento", espetáculo com a artista Vânia Rodrigues (CE), no ABC Bom Jardim, na Rua Três Corações, 762, Granja Lisboa.