![]() |
Foto: Thiago Gaspar |
A noite desta quinta-feira (26) foi de festa na cidade do Crato, durante a última solenidade de 2024 realizada pelo Governo do Ceará para promoção de oficiais e praças da Polícia Militar (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE). Na oportunidade, o governador Elmano de Freitas comandou o ato de ascensão de 278 profissionais da segurança pública.
“Estou muito alegre de estar aqui com os senhores e suas famílias. Eu apenas queria, como governador, agradecer a cada um dos senhores e senhoras pelo tempo e a vida dedicados às instituições Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Hoje, é um gesto de reconhecimento aos senhores pela dedicação à sociedade cearense”, enfatizou o governador Elmano de Freitas. No Crato, foram agraciados 268 policiais e dez bombeiros. A repercussão financeira com essas promoções é de R$ 17.297.744,89 por ano.
Em 2024, em todo o Ceará, preencheram os requisitos para serem promovidos 2.276 policiais e 183 bombeiros, totalizando 2.459 militares. Além do Crato, o Estado organizou solenidades em Fortaleza e Sobral, na última segunda-feira (23).
O governador Elmano de Freitas afirmou, ainda, que está dentro do planejamento criar uma ala especial no Hospital Regional do Cariri para policiais militares, além de implementar novos batalhões e comandos, conforme anunciado recentemente com a reestruturação das forças de segurança, bem como continuar melhorando as condições de trabalho dos profissionais.
Criada em 2015 pelo então governador Camilo Santana, a Lei de Promoções foi idealizada para organizar e dar periodicidade à ascensão dos militares que atuam nas forças de segurança do Estado. Desde então até 2024, quase 35 mil promoções foram concedidas, sendo 31.503 a policiais e 2.951 para bombeiros. Somente nos últimos dois anos esse número chegou a 4.994.