![]() |
Foto: Carlos Gibaja |
Uma parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral, entregou, nesta sexta-feira (20), o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Estiveram presentes na cerimônia o governador Elmano de Freitas; a secretaria da Saúde do estado, Tânia Mara Coelho; o senador, Cid Gomes; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; e outras autoridades.
Comprometido com a descentralização da rede pública de saúde e ciente da importância de parcerias, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para, sobretudo, aqueles que mais precisam do serviço público.
“Todos sabemos a importância de um equipamento como este hospital. Agora essa população pode dizer que tem, de fato, um hospital público para chamar de seu. Tenho orgulho dessa parceria e tudo o que trabalhamos juntos. Mais uma vez Sobral será referência para o Ceará e para o Brasil”, pontuou o governador.
O chefe do Executivo cearense ainda enfatizou a importância do equipamento para dar suporte a planos estaduais, como o de cirurgias eletivas. “Esse hospital, com suas salas de cirurgia e sua estrutura, vai ajudar ainda mais a saúde do estado, principalmente nas filas de cirurgias”, comentou. Apenas este ano, o Ceará realizou 153 mil cirurgias eletivas.
O Governo do Ceará investiu quase R$ 10 milhões para adquirir o hospital, por processo de desapropriação, e cedê-lo à Sobral em maio de 2022. Com a inauguração do prédio revitalizado, o equipamento passa a beneficiar não só os mais de 200 mil sobralenses, mas também a população de cidades vizinhas.
Com a inauguração do hospital, a população de Sobral também se beneficia de novos serviços especializados. Entre eles, destacam-se os procedimentos de endoscopia e colonoscopia, a realização de captação de órgãos para transplantes e o aumento expressivo no número de cirurgias e atendimentos ambulatoriais.
Na nova estrutura, Sobral passa a contar com hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inaugurada no início deste ano, que mantém 10 leitos. Na área da maternidade, a capacidade foi ampliada para 16 leitos, garantindo maior acolhimento e suporte às gestantes. Além disso, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucinco) duplicou o número de leitos, passando a oferecer 10 vagas para recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados.
Entre as novidades, está a significativa ampliação dos leitos de internação. O Hospital Municipal Estevam Ponte agora conta com 56 novos leitos, distribuídos entre a Clínica Médica e a Clínica Cirúrgica. Essa medida busca reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a tratamentos hospitalares para os pacientes que necessitam de internação prolongada.