Réveillon de Fortaleza terá mais de 1.000 agentes reforçando a segurança

JGM Noticias
2 minute read
0
Foto: Divulgação/PMF


A virada de ano receberá importante incremento na atuação das Forças de Segurança do Ceará, durante a Operação Réveillon 2025, que terá início na próxima terça-feira (31). Ao todo, cerca de 1.100 profissionais da segurança pública do estado serão empregados pelo Governo do Ceará. Os detalhes sobre os trabalhos foram divulgados nesta quinta-feira (26), na sede da Prefeitura de Fortaleza. O plano operacional é coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o apoio das Coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Inteligência (Coin). 


Ao todo, 970 profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) participarão da ofensiva, que contará com equipes a pé, em motocicletas, automóveis e policiamento montado. As equipes estarão distribuídas nos turnos da operação, com foco principal no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, onde estará montada a estrutura para receber os espectadores da festa, estendendo-se a pontos estratégicos da região.


Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com os departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Técnico Operacional (DTO). As equipes atuarão por meio das unidades no plantão, incluindo o 2º DP, 10º DP, 13º DP, 30º DP, 32º DP e 34º DP; e especializadas como as delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e DHPP. Também serão disponibilizadas ao público a Delegacia Móvel; a Tenda Lilás, em parceria com a Secretaria das Mulheres (SEM); e orientações sobre o programa “Meu Celular”.


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também contará com profissionais que atuarão em viaturas de combate a incêndio e de resgate, além de bote inflável, dispostos em pontos estratégicos para a atuação nas ocorrências. As equipes, que estarão nos pontos fixos e móveis, atuarão preventivamente.


Por fim, 39 profissionais da Ciopaer/SSPDS reforçarão os quadros no período da operação na Capital, com uma aeronave empregada para a atuação na Capital. As equipes contarão com pilotos, tripulantes, apoio solo, mecânico e motorista, além de um supervisor, e terão equipamentos disponíveis para atuar em eventuais ocorrências.


Operação Réveillon 2025


A operação especial terá início na terça-feira (31), e seguirá até a quinta-feira (02), com reforço nos quadros das Forças de Segurança do Estado, como a PMCE, PCCE e CBMCE. A atuação, coordenada pela Copol/SSPDS, ocorrerá em conjunto com as forças amigas, como a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor); Guarda Municipal de Fortaleza (GMF); Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza; Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).