Roberto Menescal e Leila Pinheiro fazem show em Fortaleza, neste domingo (1º)

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação


Com uma programação repleta de grandes nomes, sempre com acesso gratuito, o Festival Choro Jazz, apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, tem neste domingo, a partir das 19h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, shows de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, do grupo de choro O Trio (reunindo os mestres Paulo Sérgio Santos, Pedro Amorim e Mauricio Carrilho) e de Mimi Rocha Quarteto. Tudo com entrada franca, por ordem de chegada, sem necessidade de retirada de ingresso e também com transmissão ao vivo pelo YouTube do festival.


Em 2024 o festival, que está completando 15 anos, adotou pela primeira vez um formato itinerante, em etapas, tendo passando por Soure, no Marajó-PA; Belém-PA; Crato, no Cariri, e agora por Fortaleza. Na semana que vem o evento segue para Jericoacoara, onde acontece de terça, 3/12, a domingo, 8/12.


O projeto conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, do Governo do Estado do Ceará; numa realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras.


Em Fortaleza, o Choro Jazz foi aberto com grande público neste sábado (30) à noite, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com Samuel Rocha e grupo mostrando o espetáculo "Bordando o 7", fruto de longo trabalho amadurecido pelo violonista de sete cordas e por outros grandes músicos cearenses, como Clayton Gomes (flauta), Ray Douglas (trompete), Paulo Maurício (clarinete), Lauro Viana (cavaco) e Igor Ribeiro (percussão).


Em seguida, subiram ao palco Theresa Rachel e Rebeca Câmara, em um encontro entre duas das mais aplaudidas violonistas, cantoras e compositoras cearenses, com participação da cavaquinista Brenna Freire, no espetáculo "Compositoras Brasileiras".


Encerrando a primeira noite, o público aplaudiu o encontro entre o guitarrista Armandinho Macedo, o percussionista Marco Lobo e o pianista Yacoce Simões, no show "Retocando Gil e Caetano". Com arranjos diferentes e surpreendentemente intimistas para grandes clássicos dos compositores, conterrâneos dos instrumentistas, e com números solo que levaram a muitos, muitos aplausos para Yacoce, Marco e Armandinho.


Mais sobre os shows deste domingo


Neste domingo, (1º), a partir das 19h, também no anfiteatro Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a programação tem início com o Mimi Rocha Quarteto, com o guitarrista e produtor musical cearense, de longa trajetória de dedicação também à música instrumental, entre outras vertentes. Show com Mimi, Herlon Robson (voz e teclado), Nélio Costa (contrabaixo) e Adriano Azevedo (bateria), outros nomes de referência na cena do Ceará.


Às 20h é a vez de o público aplaudir grandes mestres do choro: Paulo Sérgio Santos (clarinete), Maurício Carrilho (violão) e Pedro Amorim (bandolim), integrantes do grupo O Trio, que retomou atividades no começo deste ano, a convite de Antônio Ivan Capucho, tendo-se apresentado na etapa Cariri do festival, em setembro.


E às 21h, encerrando a programação do Choro Jazz em Fortaleza, Roberto Menescal (87 anos) e Leila Pinheiro apresentam o show "No Balanço da Bossa", fruto de sua parceria de décadas, registrada em especiais audiovisuais como o "Agarradinhos" e levada ao palco no Brasil e no exterior, inúmeras vezes, sempre com muito suingue, musicalidade, emoção. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)