Estação das Artes recebe final da Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação


O ano já se inicia inspirado pela cultura popular cearense. Nos dias 04 e 05 de janeiro, sábado e domingo, das 17h às 22h no sábado e das 10h às 15h no domingo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza a etapa final XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, no Complexo Cultural Estação das Artes. Com acesso gratuito, a programação é voltada para toda a família e celebra o Dia de Reis.


A Mostra demarca o fim das atividades do Ciclo Natalino 2024, que neste ano traz como tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais” e reúne 16 grupos natalinos cearenses, representando tradições, projeções culturais e a cultura camponesa, incluindo a Banda Cabaçal São José — grupo do homenageado Mestre Cícero Ribeiro. 


Dentre as atividades da Mostra Estadual, destacam-se as apresentações dos grupos selecionados por processo curatorial, com apresentações de grupos de pastoril, bois, reisados, dramistas, lapinhas viva, presépio, fandangos, exposição de presépios, exposição fotográfica “Cine Tradições Natalinas” e feiras de economia criativa, como a Feirinha dos Mestres.


GRUPOS FINALISTAS DA MOSTRA CICLO NATALINO 2024


Entre os dias 13 e 28 de dezembro, 14 mostras regionais aconteceram espalhadas em nove macrorregiões do Ceará. Os grupos foram selecionados por uma comissão de curadoria, que visitava cada uma das mostras. Além disso, cada evento contou com o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores que farão coleta de dados para qualificar a política de cultura tradicional popular. Esses profissionais são selecionados por chamada simplificada e formados pela Secretaria da Cultura do Ceará e pelo Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, instituição parceira.


Confira aqui os grupos finalistas da XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024: Banda Cabaçal São José/ Mestre Cícero Ribeiro — Homenageado da Mostra, Boi Ceará (Fortaleza), Boi Coração Valente (Meruoca), Boi Juventude (Fortaleza), Boi Pai do Campo (Limoeiro do Norte), Caretas Bumba Meu Boi (Assaré), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza), Pastoril Estrela de Ouro (Canindé), Pastoril Grapel Estrela Luminosa (Fortaleza), Pastoril Mariinha da Ló (Paracuru), Pastoril Nossa Senhora de Fátima (Maracanaú), Pifara Urbana (Fortaleza) e Reisado Boi Coração (Ocara) e outros.


SOBRE O HOMENAGEADO: MESTRE CÍCERO RIBEIRO


Agraciado em 2022 com o título de Tesouro Vivo do Ceará, Mestre Cícero Ribeiro de Missão Velha foi reconhecido por seu vasto conhecimento no repertório das bandas cabaçais, tornando-se um exímio pifeiro, artesão e guardião desta tradição.


ECONOMIA CRIATIVA


Como forma de incentivar e fomentar a economia criativa e a cultura popular, o evento contará com um espaço destinado a três feirinhas de empreendedores locais para a comercialização de produtos de produtores e criadores, artesãos, artistas e agricultores. São elas: Feira da Cultura Negra, Feira da Agricultura Familiar e Feirinha dos Mestres.


SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO


Encerrando as atividades do Ceará Ciclo Natalino 2024, no dia 11 de janeiro (sábado), das 13h30 às 19h, o Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura receberá o Seminário de Avaliação e Planejamento. O evento contará com a apresentação do relatório final, a sistematização das ações realizadas e um diálogo entre a sociedade civil e a Secult sobre o processo do Ciclo Natalino. Trata-se de uma ação voltada à escuta ativa e à participação social de brincantes, grupos participantes e realizadores das mostras regionais, visando qualificar as políticas públicas para as culturas populares.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)