![]() |
Foto: Divulgação |
Uma homenagem ao ex-beatle George Harrison, com músicas de sua obra gravada com o quarteto de Liverpool e com muitas canções de sua carreira solo. Assim é o show especial "Dark Horse - Homenagem a George Harrison", que acontece na sexta-feira, (21), às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em uma das atividades que marcam o retorno da sede do centro cultural, após reforma. A entrada é franca, assim como em toda a programação do CCBNB.
O espetáculo é um grande encontro de nomes da música do Ceará, para reverenciar o cantor, compositor, guitarrista e arranjador britânico: sobem ao palco os guitarristas e cantores Felipe Cazaux (da banda Mad Monkees), o bluesman Roberto Lessa, Eduardo Neves (da banda Rubber Soul) e Rafael Balboa, o pianista, cantor e diretor Marcio Holanda, o Molanda (da Sargento Pimenta), o contrabaixista Renan Elias (da Sargento Pimenta), o cantor e compositor Dalwton Moura ao violão e o baterista Marcelo Holanda, que toca em inúmeros projetos na cena de Fortaleza.
O show celebra a trajetória de George Harrison, que em 25 de fevereiro de 2025 chegaria aos 82 anos. George se despediu 29 de novembro de 2001, vítima de um câncer, após deixar uma obra vasta e diversificada, nos discos com os Beatles, em sua carreira solo (em que chegou a ser o ex-beatle mais bem-sucedido), em sua contribuição à divulgação da música indiana no Ocidente, na realização do primeiro grande show de rock beneficente (o Concerto para Bangladesh, em 1971), no apoio a produções de cinema e na influência por uma busca de vida mais coerente e em comunhão com a natureza, o autoconhecimento, a jardinagem, a meditação.
Tudo com fartas doses de humor liverpoodliano, contradizendo o estereótipo do "quiet Beatle" ao despertar grandes risadas também de colegas como os do supergrupo Traveling Wilburys, que formou nos anos 80 com artistas como Bob Dylan, Roy Orbinson, Jeff Lynne e Tom Petty.
Um super time de músicos cearenses foi arregimentado especialmente para essa homenagem, no palco do CCBBB, a um dos maiores guitarristas da história, autor de canções eternas como "Something", "Here comes the sun" e"While my guitar gently weeps", e também de muitas composições de influência blueseira, como "Taxman", "Old brown shoe","I me mine" e "For you blue".
Assim, o público vai poder curtir novos arranjos, tecidos coletivamente pelo grupo, para superclássicos como os já citados, mas também para músicas como "I want to tell you" (do disco "Revolver", de 1966), "Give me love", "My sweet Lord", "Beware of darkness", "Bangla Desh","Wah Wah", sucessos dos primeiros álbuns e compactos lançados por Harrison em carreira solo, com enorme sucesso, no começo dos anos 70. Os cantores do grupo - Felipe Cazaux, Roberto Lessa, Eduardo Neves, Rafael Balboa, Marcio Holanda, Dalwton Moura, Renan Elias - se revezam no vocal principal a cada faixa.
Outros destaques do show são "Love comes to everyone" (de 1979, conhecida no Brasil através da versão gravada por Zizi Possi), "Let it down" e "What is life", ambas do clássico disco triplo "All Thigs Must Pass", o primeiro da carreira solo de George.