Banda Baile do Mestre Cupijó se apresenta na Caixa Cultural Fortaleza

JGM Noticias
0
Foto: Lilis Moreira


A banda paraense Baile do Mestre Cupijó chega nesta semana à Caixa Cultural Fortaleza com shows de quinta a domingo, 24 a 27 de abril. Os ritmos amazônicos Siriá e Banguê, difundidos pelo compositor que dá nome ao grupo, marcam o espetáculo Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins. Sessões de quinta a sábado, às 19h e, domingo, às 18h.


Pioneiro na divulgação de ritmos amazônicos, Mestre Cupijó (1936-2012) nasceu em Cametá, no Pará, e foi um ícone da música em seu estado. Sua obra fez com que Siriá e o Banguê fossem conhecidos nacionalmente. Em 2022, o Siriá foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará e, no ano seguinte, a obra de Mestre Cupijó recebeu o mesmo título no estado.


Na quinta-feira (24), o show poderá ser assistido gratuitamente pelos clientes da Caixa. Basta apresentar o cartão ou app ativo do banco para retirar o ingresso na bilheteria da Caixa Cultural. No sábado (26), após a apresentação, haverá um bate-papo com o elenco. A sessão de domingo (27) contará com tradução em libras.


O projeto “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins” integra a programação comemorativa dos 45 anos da Caixa Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da Caixa Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da Caixa, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a Caixa Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a Caixa irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)