Cerca de 11 mil estudantes já passaram pela XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

JGM Noticias
2 minute read
0
Foto: Txai C. Mendes


A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará segue movimentando intensamente o Centro de Eventos do Ceará, e um dos maiores destaques da programação é, sem dúvida, a Visitação Escolar. De sábado (5) até terça-feira (8), mais de 270 escolas passaram pelo evento, cerca de 11 mil estudantes de diferentes municípios do estado e de fora do Ceará. 


Com visitas organizadas em turnos de manhã e tarde, a Bienal tem recebido alunos da rede pública e privada, além de escolas de ensino superior e técnico. A proposta é proporcionar uma vivência completa no universo literário, com atividades adaptadas para todas as idades, desde o infantil até o ensino médio e superior. A expectativa é que até o encerramento do evento, em 13 de abril, esse número aumente significativamente.


O coordenador da Visitação Escolar, Henrique Garrel, comemora o sucesso da ação. “A Bienal recebe escolas de todos os níveis de ensino com muito cuidado e carinho. Há uma programação pensada especialmente para cada faixa etária, e os estudantes têm experiências inesquecíveis, seja com autores, nas salas temáticas, ou nos próprios estandes das editoras”, diz. 


Na manhã desta terça-feira, (8), o coordenador pedagógico Felipe Moreira, do Instituto Frei João Pedro de Sexto, em Messejana, acompanhou 175 alunos em uma verdadeira imersão no evento. Para ele, visitar a Bienal do Livro do Ceará é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da escola. Ele conta que é o terceiro ano que participam, mas é a primeira vez que conseguem trazer todas as turmas. “Os alunos estavam muito ansiosos para folhear os livros, interagir com autores e conhecer os espaços. É uma vivência que marca”.


A estudante Ana Tarcila Martins, do 9º ano da Escola Terezinha de Jesus, de Aracoiaba, também expressou o entusiasmo com a visita. “Estar na Bienal é uma experiência inspiradora, que aproxima os alunos do mundo dos livros de uma forma diferente. “Eu fico muito feliz de poder conhecer novos autores e obras que talvez eu não tivesse acesso se não fosse esse momento”. 


Para a professora Flávia Calixto, da Escola Janusa Correia, de Caucaia, a primeira experiência dos seus alunos de 8 anos na Bienal foi cheia de encantamento. “Eles estavam contando os dias! Vieram empolgados com a ideia de encontrar livros para colorir, para brincar com a imaginação. E estão encantados. Essa vivência tem um valor gigantesco na formação deles como leitores”, contou sorridente. 


As escolas interessadas ainda podem participar da Visitação Escolar até o fim da Bienal. A entrada é feita pelo portão C, onde há uma equipe preparada para recepcionar os grupos, identificar o nível de ensino e direcioná-los para as atividades mais adequadas.