![]() |
Foto: Cris Machado |
Nesta sexta-feira (4), o cantor, compositor e guitarrista Felipe Cazaux faz show de lançamento da música “Canudos”, segundo single do EP do projeto Felipe Cazaux & Groovaux. A apresentação acontece às 21h, no Cravo e Canela Gastrobar, na Praça Visconde de Pelotas, Centro de Fortaleza. A festa contará com discotecagem do DJ Dado.
Com uma fusão única de baião, metal e rock roots, “Canudos” carrega forte simbolismo histórico e social. Inspirada na icônica frase de Antônio Conselheiro – “O sertão vai virar mar” –, a faixa aborda desigualdades e tragédias, conectando o massacre de Canudos às dificuldades enfrentadas por comunidades isoladas durante a pandemia. “A música traduz um sentimento de caos e resistência. Começa intensa, representando o desespero, e evolui com elementos regionais, trazendo a força do baião”, explica Felipe Cazaux.
O nome da música foi uma sugestão do produtor Klaus Sena, resgatando a referência histórica de Canudos, comunidade no sertão da Bahia destruída pelo exército brasileiro no século XIX. Originalmente intitulada Mar de Sangue, a canção ganhou um significado ainda mais amplo ao se conectar com a trajetória de Antônio Conselheiro, nascido em março de 1830 – mesmo mês escolhido para o lançamento do single, reforçando a homenagem ao líder cearense.
Novos horizontes na carreira de Felipe Cazaux
Reconhecido por sua trajetória no blues rock, Felipe Cazaux expande seus horizontes com o projeto Felipe Cazaux & Groovaux, mergulhando em novas sonoridades e formatos. “Cada faixa reflete o meu olhar sobre os últimos anos. É um trabalho pessoal, mas que também dialoga com experiências coletivas”, afirma o artista.
A banda Felipe Cazaux & Groovaux conta com Felipe Cazaux nos vocais e guitarra, Renato Cazzolli no baixo e backing vocals, PH Barcellos na bateria, Fernando Lélis no saxofone e Cláudio Arroz no trompete. A produção musical e os teclados gravados ficaram sob responsabilidade de Klaus Sena, agregando ainda mais camadas à sonoridade do projeto.