![]() |
Foto: Divulgação |
A aula inaugural do novo núcleo da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em Fortaleza acontecerá neta quarta-feira (30), na Escola Municipal João Saraiva Leão, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, ampliando as atividades do projeto no município. Com foco na formação musical e cidadã de crianças e adolescentes, o núcleo oferecerá oficinas gratuitas de musicalização e violino ministradas por músicos profissionais da OCB.
Nesta primeira etapa, os alunos participarão de atividades como teoria e percepção musical, história da música e prática de violino. Além da formação em sala, os alunos também farão apresentações na própria escola e na comunidade. “As apresentações são uma forma de colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula”, aponta o maestro Arley França, regente da OCB e coordenador do projeto.
Com sede em Fortaleza e apresentações regulares no Theatro Via Sul, a OCB é composta por músicos profissionais, muitos deles também educadores musicais. Seus núcleos de educação musical já estão presentes em 12 municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte, e recentemente a orquestra inaugurou uma sede em São Paulo, com planos de expansão para a Bahia e o Rio Grande do Sul.
As atividades de educação em Fortaleza estão sendo ampliadas com o patrocínio do Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Ministério da Cultura, além da parceria com empresas locais como a Cegás. Para participar das atividades, os alunos devem obrigatoriamente estar matriculados na escola formal. O projeto reforça o compromisso com a transformação social através da arte e da educação.
Um pouco da história da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB)
Criada em 2016 como uma iniciativa cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a OCB se consolidou como um dos mais importantes grupos sinfônicos do país. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca pelo compromisso com a difusão da música de concerto e pela formação de novos públicos.