Di Ferreira e Lorena Nunes vão fazer shows na Colômbia

JGM Noticias
0
Foto: Omar Rodríguez


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), segue fortalecendo a presença internacional da arte cearense com o Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses. Entre os dias 12 e 14 de junho, o programa viabiliza a participação das cantoras Di Ferreira e Lorena Nunes em showcase no Circulart, um dos mais relevantes eventos de música da Ibero-América, realizado em Medellín, na Colômbia. As artistas integram a lista dos 12 selecionados pelo edital internacional de mobilidade artística do Ceará Criativo.


Criado em 2010, o Circulart chega à sua 16ª edição consolidado como um espaço estratégico de articulação entre cultura e mercado. A plataforma integra os eixos de negócios, debates e apresentações artísticas, reunindo artistas, produtores, selos, empresários, distribuidores e agentes culturais com foco na internacionalização da música latino-americana.


Representando a diversidade e a força da cena musical cearense, Di Ferreira apresenta no evento o espetáculo “Caos e Bênção", que reúne composições autorais e releituras da música brasileira e cearense. Com um repertório que aborda temas ligados à subjetividade, ancestralidade e identidade, a artista propõe uma performance que desafia padrões e denuncia injustiças.


“Apresentar meu show e participar da rodada de negócios no Circulart será uma grande oportunidade de gerar contatos e parcerias para que meu trabalho possa alicerçar o início de uma carreira internacional. Inclusive, esta oportunidade no Circulart já é resultado da minha participação no Elos Acelera, comprovando que iniciativas de apoio aos artistas independentes geram frutos muito importantes, inclusive a curto e médio prazo”, avalia Di Ferreira, ressaltando os frutos de rodada de negócios realizada em novembro de 2024 durante o Festival Elos.


Já a cantora Lorena Nunes leva ao palco o espetáculo “Embarcação”, composto por músicas do seu álbum mais recente, “La Mar”, além de releituras e faixas do seu disco de estreia, “Ouvi Dizer Que Lá Faz Sol". Radicada em Fortaleza desde a infância, a artista imprime em sua obra a fusão de ritmos como afrobeat, soul, reggae, samba e jazz, transitando entre as múltiplas vertentes da música brasileira e do pop.


“Os principais desafios para a circulação artística são sempre financeiros. O Brasil é um país continental, circular aqui dentro já é muito caro, circular fora é mais caro ainda. Eu acredito que o Ceará Criativo é um suporte que a gente pode contar para facilitar e possibilitar essa mobilidade. Eu fico feliz que isso aconteça e que o programa possa ser cada vez mais lapidado, estruturado e melhorado para que seja acessível e proveitoso para todos os artistas”, destaca Lorena Nunes. 


A participação do Ceará no evento vai além das apresentações em showcases. Uma comitiva formada por gestores de importantes equipamentos culturais cearenses também representará o estado no evento, a convite do Circulart. Estarão presentes Camila Rodrigues (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Natália Escóssia (Theatro José de Alencar), Gabriel Ferreira (Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo), Nefertith Andrade (Cineteatro São Luiz) e Amanda Ávila, esta última representando o Instituto Iracema das Artes, Organização Social responsável pela gestão de alguns espaços públicos de Fortaleza.


A presença cearense no Circulart reforça o compromisso do estado com a promoção da cultura local em nível internacional, ampliando as possibilidades de articulação, intercâmbio e visibilidade para a produção cearense.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)