Elmano e Camilo visitam obras do ITA em Fortaleza

JGM Noticias
0
Foto: Helene Santos


Com previsão de entrega atualizada para o primeiro semestre de 2026, as obras da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza, no Ceará, foram visitadas nesta segunda-feira (9) pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. Também estiveram presentes o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o coronel aviador e comandante da Base Aérea de Fortaleza, Leonardo Amorim; e o coronel aviador e diretor do ITA Ceará, Tony Gleydson Barbosa Costa.


“Agradecer ao presidente Lula pela decisão de trazer esse importante equipamento para o Ceará. Estamos constantemente visitando para, no ano que vem, no primeiro semestre, entregar ao povo de Fortaleza, do Ceará. Vai ser um grande centro para desenvolver pesquisa, tecnologia e atrair grandes empresas para o Nordeste brasileiro”, destacou o ministro Camilo Santana.


O governador Elmano de Freitas também falou sobre o orgulho de ver o ITA Ceará se concretizar. “Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade, e ao mesmo tempo com muita pesquisa em áreas estratégicas para o Ceará, como Energias e Engenharia de Sistemas, além do desenvolvimento de empresas e negócios”.


“O ITA Ceará tem grande potencial para transformar a realidade econômica do Ceará, pois formaremos profissionais de ponta para atuar em áreas que são promissoras para o estado. E, com o PreparaITA, do Governo do Ceará, estamos também incentivando os jovens da nossa rede pública estadual a projetarem um futuro no ITA, uma instituição reconhecida pelo alto nível”, reforçou o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.


Esta primeira etapa de obras, realizadas na Base Aérea de Fortaleza, teve ordem de serviço assinada em setembro de 2024. Envolve a construção de dois blocos, com três pavimentos cada, sendo um para Alojamentos e outro para o bloco de Engenharia, onde funcionarão as salas de aulas e laboratório. O investimento nesta fase é de R$ 70,9 milhões. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) é a responsável pela obra.


A execução da estrutura de concreto dos prédios alcançou 50% de conclusão no bloco de Engenharia e 75% no de Alojamentos, representando 21% do total da primeira etapa. Os serviços em andamento nos dois prédios são: execução de paredes, escadas, chapisco e cobogós no pavimento térreo. Os próximos serão as instalações e a concretagem da laje do 2º pavimento.


“A obra está sendo acelerada para transformar a vida dos cearenses. Sonhos serão realizados por meio desta ação concreta do Governo Federal”, enfatizou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.


Também está prevista uma segunda etapa. Os serviços desta fase incluem reformas das edificações atualmente existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Serão feitas a recuperação de cobertas e as reformas no prédio administrativo/acadêmico, no hotel de trânsito, no rancho, no grupo de saúde e no bloco de apoio.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)