![]() |
| Foto: Marcos Moura |
A Prefeitura de Fortaleza dá mais um passo rumo à construção de uma cidade mais inclusiva ao garantir estruturas acessíveis nos dois maiores eventos de férias da capital cearense: o Fortal (24 a 27/7) e o Festival Halleluya (23 a 27/7). As ações visam promover a participação plena de pessoas com deficiência, oferecendo conforto, autonomia e segurança em momentos de celebração, lazer e fé.
No Fortal 2025, pela primeira vez a Prefeitura de Fortaleza irá implantar um camarote exclusivo para pessoas com deficiência (PcDs). A iniciativa, realizada em parceria com os organizadores do evento, oferecerá estrutura adaptada, monitores especializados, intérpretes de Libras, instrutores de apoio e total acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Nos quatro dias de evento, 80 PcDs atendidos por instituições parceiras e seus acompanhantes participarão da festa.
Já no Halleluya, o destaque será o Espaço da Calma, voltado especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local contará com ambiente sensorial controlado, luzes suaves, abafadores de som, materiais lúdicos e equipe capacitada para garantir acolhimento e bem-estar, respeitando as necessidades específicas desse público. O uso do espaço será por livre demanda.
“As pessoas com deficiência têm o direito de ocupar todos os espaços da cidade, inclusive aqueles que celebram a vida, a cultura e a fé. É dever do poder público garantir que isso aconteça com dignidade e respeito. Esses espaços são mais do que estruturas físicas: são símbolos de pertencimento e cidadania”, afirma a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, idealizadora do Espaço Girassol.
Juntos, Fortal e Halleluya reúnem cerca de 400 mil pessoas e movimentam intensamente a economia e a cultura local. Ao implantar espaços inclusivos nesses eventos, a Prefeitura reafirma seu compromisso de tornar Fortaleza uma cidade verdadeiramente acessível, onde a diversão, a fé e o convívio são direitos de todos.
