![]() |
Foto: Divulgação |
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última sexta-feira (8), no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Pais Atípicos. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Pedro Matos (Avante), a pedido do vereador Cláudio Lima (Avante), e reuniu familiares, representantes de entidades da sociedade civil, autoridades e a deputada estadual Marta Gonçalves (PSB).
O momento celebrou e valorizou o papel de pais que se dedicam à criação e ao cuidado de filhos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou doenças raras, reforçando a importância de uma sociedade mais empática, inclusiva e acolhedora.
“Esses pais nos mostram todos os dias o verdadeiro sentido de resiliência, entrega e amor incondicional. Eles se reinventam para garantir que seus filhos tenham acesso aos direitos, à educação, à saúde e à dignidade. Essa homenagem é um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um convite para que todos nós possamos aprender com o exemplo deles, inclusive eu, que serei pai em novembro”, destacou Pedro Matos.
Ao todo, 20 pais foram homenageados, entre eles: Otto Franco Farah, Alexandre Ferreira Paes, Ricardo de Melo Lopes, Clécius, Fabricio Soares de Souza, Maurício Lima, Antônio Robson de Oliveira Silva, Júlio César Gadelha, José Ivan Bezerra, Marcus Vinicius Pereira Lima, Luís Roberto Studart Soares Filho, João da Cruz Silva Ribeiro, José Augusto Parente, Reginaldo Gomes Medeiros, Francisco Helder Lima Pinheiro Junior, Felipe das Chagas Antonino de Almeida, João Batista Salmito Alves de Almeida, Daniel de Castro Lopes, Francisco Gilberto Braga Filho e Airton Bruno Silva.
Para Pedro Matos, a solenidade é mais do que um gesto simbólico: é um compromisso com a pauta da inclusão. “Queremos que essa homenagem se repita todos os anos e que sirva como inspiração para o fortalecimento de políticas públicas que garantam mais oportunidades, acessibilidade e respeito às famílias atípicas. A inclusão precisa estar no centro das decisões políticas”, conclui o deputado.