Foto: Joélia Braga |
Durante o mês de agosto, o grupo cenomusical cearense, formado por artistas naturais de Itapipoca, Dona Zefinha inicia a turnê “Dona Zefinha Chafurdando pelo Mundo” na Europa. A circulação inclui apresentações, oficinas e intercâmbios de criação artística em seis cidades da França e de Portugal. A mobilidade internacional conta com apoio do Ceará Criativo, iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
A estreia aconteceu na cidade de Baule, na França, durante a 11ª edição do Festival La Corne des Pâtures, com os espetáculos “Autômato - programado para divertir” e “Chafurdo”. Em Portugal, o grupo se apresenta em Beja, Castro Verde e Lisboa, com os mesmos espetáculos e o show musical “Baile da Zefinha”, em parceria com as Trovadoras Itinerantes, grupo “líteromusical” brasileiro radicado no país. Ao todo, serão nove apresentações e dois intercâmbios de danças populares do Nordeste brasileiro com artistas europeus.
A turnê é formada pelos irmãos Orlângelo e Ângelo Márcio, fundadores da companhia, e por Artur Leal, filho de Orlângelo, que faz sua estreia internacional, substituindo o ator e músico Paulo Orlando. Artur representa a segunda geração da companhia, que completa 30 anos de atuação ininterrupta em 2025, levando arte a diferentes públicos.
Com espetáculos que unem música, humor, dança e performance, o Dona Zefinha utiliza elementos expressivos da cultura popular brasileira e uma linguagem universal que dialoga com plateias de todas as idades. A base estética do grupo vem de manifestações artísticas populares cearenses, folguedos, artistas de rua, palhaçaria circense e títeres do Nordeste.
Desde 2004, a companhia já se apresentou em 13 países, passando por Ásia, África, Leste Europeu, Península Ibérica, América do Norte e América do Sul. “Com o apoio do Ceará Criativo, retomamos as turnês internacionais, interrompidas desde a pandemia. Em 2025, exibiremos nossos trabalhos pela primeira vez na França e retornaremos a Portugal”, destaca Orlângelo Leal.