![]() |
Foto: Divulgação/ PF |
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Inocência Protegida XIII, com o objetivo de interromper práticas de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil (CSAM) por meio da internet. De acordo com as investigações, foi constatada a disponibilização pública de uma grande quantidade de arquivos ilícitos, totalizando milhares de imagens e vídeos relacionados a crianças e adolescentes (aproximadamente 15GB).
O mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, foi cumprido por policiais federais em domicílio localizado em Sobral/CE. A medida teve como finalidade colher novas provas, identificar eventuais vítimas e individualizar a autoria do delito, uma vez que os dados técnicos iniciais apontavam para o uso da conexão local como origem dos acessos.
Até o momento, não há confirmação sobre a autoria criminosa, permanecendo as investigações em andamento para esclarecer a responsabilidade dos moradores vinculados ao local.
Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes previstos nos arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), referentes ao compartilhamento e armazenamento de material pornográfico infantojuvenil.
A Polícia Federal no Ceará ressalta que a operação representa a continuidade de seus trabalhos no combate aos abusos sexuais contra crianças por meio da internet e reitera seu compromisso permanente com a proteção dos mais vulneráveis.
As investigações seguem com a análise do material apreendido.
COM INFORMAÇÕES DA PF