Festival de Teatro de Fortaleza descentraliza o palco e envolve outras linguagens artísticas

JGM Noticias
0
Foto: Divulgação 

Descentralizar para a formação de plateia. A 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) acontece por toda a cidade e traz o tema “Fortaleza dos Coletivos: Entre Cenas e Memórias”. Com acesso totalmente gratuito, serão 12 regionais envolvidas com espetáculos de teatro, performances, shows, intercâmbio de conhecimento e outras atividades, transitando entre periferia e Centro. No próximo sábado, dia 06, acontece a abertura oficial do FTF, no Teatro São José, com espetáculo convidado, performances, feiras de economia criativa e show musical com o grupo “Pra Quem Gosta é Bom”.


São 34 espetáculos teatrais no total, entre selecionados em convocatória e convidados. Para a abertura oficial, a obra convidada é “O Sapato do Meu Tio”, peça de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi, que retornou aos palcos em abril, celebrando 20 anos de sua estreia na Bahia. A apresentação será logo após a solenidade, que terá início às 18h, no palco do Teatro São José.


Durante a abertura, também acontecem a Feira Negra e a Praça Gastronômica, simultaneamente a performances artísticas e exposição de fotos dos grupos homenageados, na praça do teatro. Às 21h30, tem início o show do bloco de Pré-Carnaval “Pra Quem Gosta é Bom”.


FESTIVAL DESCENTRALIZADO


O XVI Festival de Teatro de Fortaleza é um convite a mergulhar nas histórias que moldam a identidade local para resgatar memórias e celebrar a força criativa dos coletivos que fazem da cena teatral fortalezense um verdadeiro patrimônio. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo, o festival estará presente em diferentes bairros e espaços da capital.


Durante esta semana, até dia 05, o FTF realiza a Mostra Teatro para Infâncias, com espetáculos infantis encenados nos Cucas Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici. A partir do dia 04, acontece a Mostra Novos e Outros Olhares, com apresentações de artistas e grupos iniciantes, no Centro Cultural Arte de Viver e no Espaço Popular de Artes (EPA). No domingo (07), tem início a Mostra Fortaleza em Cena, no Teatro Antonieta Noronha, e lançamento de livros na Ponte dos Ingleses.


“Esta edição traz uma relação de empreendedorismo e também faz com que o teatro tenha uma relação com outras linguagens artísticas. Com a música, com a literatura e com outras fontes estéticas e segmentos”, completa o coordenador geral do FTF, William Mendonça.


Na próxima semana, o festival dará início a atividades formativas e intercâmbios artísticos, incluindo seminário, rodas de conversa e encontros afetivos, incentivando o intercâmbio entre artistas, produtores e público.




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)