Festival Nordestino de Teatro segue até dia 20 em Guaramiranga

JGM Noticias
0

Foto: Bruno Soares

Foi em clima de festa que Guaramiranga deu início, no último sábado (13), à 31ª edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT), um dos eventos culturais mais tradicionais do Nordeste, que segue até o próximo sábado (20). A abertura começou com o cortejo pelas ruas da cidade serrana, reunindo crianças, jovens e adultos, entre moradores, artistas, mestres e visitantes, que deram um colorido especial à tarde de sábado, com música, dança e expressões artísticas. Logo após o cortejo, na Praça do Teatro Municipal, a Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT Maciço) atraiu o público para conferir o espetáculo “O Desejo de Catirina”.


Na sequência, o Teatro Teatro Municipal de Guaramiranga, reaberto ao público, foi palco da cerimônia de abertura, que contou com a presença de autoridades e convidados como a presidenta da Funarte, Maria Marighella, a secretária da cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, Ynara Mota, prefeita de Guaramiranga, Herberlh Mota, prefeito de Baturité, Paulo Feitosa, do Ceará Criativo, e da diretora do FNT, Nilde Ferreira, entre outras personalidades da política e da cultura.


Foi também no Teatro Municipal que o Festival que o grupo Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte, emocionou a plateia com o espetáculo convidado “Histórias de Teatro e Circo - Três Gerações de Arte Brincante”.


De lá, o público do festival seguiu para o Teatro Rachel de Queiroz, que recebeu no palco o primeiro dos nove espetáculos da Mostra Nordeste desta edição: “O Torto Andar do Outro”, da Cia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, com plateia lotada.


No domingo, começou às 10h da manhã com debate sobre o espetáculo da Mostra Nordeste apresentado na noite de sábado. A programação seguiu ao longo do dia com mais espetáculo para públicos de todas as idades.


Programação da semana


Ao longo da semana, o FNT oferece ao público uma ampla e diversa programação distribuída em diferentes mostras. Na Mostra Nordeste, grupos de teatro de todos os estados da região trazem ao palco espetáculos que exploram questões sociais, históricas e culturais. Entre os destaques estão “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo” (MA), “Negreiros” (AL), “Parahyba Rio Mulher” (PB), além da montagem cearense “A Força da Água”, que celebra os 20 anos do grupo Pavilhão da Magnólia.


Já a Mostra Palco Ceará valoriza a potência da produção cênica local, reunindo 12 espetáculos oriundos de diversas cidades do estado, como Fortaleza, Caucaia, Varjota, Itapipoca e Juazeiro do Norte. A edição deste ano também estende suas ações à cidade vizinha de Baturité, com a Mostra Palco Ceará - Especial em Baturité, voltada ao teatro de bonecos.


O FNT também aposta na renovação das artes cênicas com a Mostra Cenas Germinantes, dedicada a artistas emergentes e criações em processo. Os trabalhos, vindos de cidades como Crato, Fortaleza e Parnamirim (RN), evidenciam o frescor e a experimentação de uma nova geração de criadores nordestinos.


Pensando no público mais jovem, a programação do FNT para Crianças leva espetáculos infantojuvenis a diferentes espaços da cidade, incluindo escolas e praças, promovendo o acesso das famílias ao universo do teatro e contribuindo para a formação de novas plateias.


Além das apresentações, o FNT movimenta Guaramiranga com intervenções urbanas, performances, shows musicais e debates, reunindo artistas, pesquisadores e gestores culturais em uma rica troca de saberes e experiências.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)