![]() |
Foto: PMF |
O prefeito Evandro Leitão apresentou, nesta terça-feira (9), os resultados da primeira fase da reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza após processo de intervenção iniciado em 15 de julho. Os avanços incluem a reabertura de 108 leitos, a realização de 190 internações, e a retomada das cirurgias, com nove salas reformadas e 16 procedimentos realizados nesta semana.
Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período. Durante coletiva na Santa Casa, o prefeito destacou que a retomada das atividades têm contribuído para desafogar outras unidades de saúde da Capital.
“Assumimos a Santa Casa em um cenário muito delicado, e, em menos de dois meses, já temos 108 leitos reabertos, nove salas cirúrgicas em funcionamento e pacientes sendo atendidos de forma regular, o que ajuda a desafogar as UPAs e demais hospitais da nossa rede. Essa intervenção foi fundamental para evitar o fechamento de um equipamento histórico e essencial, que agora volta a ofertar atendimento de qualidade e caminha para alcançar a plena capacidade até o final do ano, quando teremos 274 leitos em atividade”, declarou o prefeito Evandro Leitão.
Dos 108 leitos reabertos, 98 são de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após o início das intervenções, 190 pacientes já passaram por internações, sendo 146 em enfermarias e 44 em UTIs. Com o retorno do funcionamento do Centro Cirúrgico, foram realizadas 16 cirurgias nesta semana.
Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período.